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HISTÓRIAS DE LEITURA: ORIENTAÇÕES E PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO

 

Fatima Aparecida de Oliveira Sozza

fatimasozza@seed.pr.gov.br

 

Esta dissertação relata resultados de uma pesquisa cujos corpora se constituíram de relatos/histórias pessoais de leitura de professoras, como reflexão sobre práticas de letramento literário, vivenciadas e relembradas em atividades significativas na escola e fora dela. Seus objetivos foram: a) pesquisar de que forma professores de Língua Portuguesa lêem textos literários e de que modo essa prática é influenciada pelas orientações de letramento vivenciadas durante sua história de leitura; b) realizar um estudo bibliográfico sobre conceitos de letramento e observar modulações aplicáveis aos estudos literários; c) coletar histórias pessoais de leitura dos sujeitos pesquisados, visando à recolha de práticas de letramento literário; d) verificar se a leitura literária desses sujeitos decorre ou não de orientações de letramento diversas ao longo da vida: família, igreja, escola, mídia e outras. Este trabalho analisou as orientações de letramento literário presentes nas histórias de leitura de professores de Língua Portuguesa, como profissionais diretamente envolvidos na formação de leitores, e coletou dados de sua história de leitura para entender o processo de sua formação leitora. O que leram esses professores? Que imagem de leitura têm esses sujeitos? Como são desenvolvidas suas práticas de leitura literária atualmente? A pesquisa desenvolvida utilizou uma abordagem qualitativa que pode ser compreendida como uma atividade de investigação específica, cujo objetivo é atingir certa interpretação da realidade. Os corpora da pesquisa constituíram-se de cinco textos produzidos por professores do município de Assis Chateaubriand, região Oeste do Paraná. Os dados foram coletados por intermédio da aplicação de um questionário escrito, de entrevista semi-estruturada gravada em áudio e de relatos com as histórias de leitura. Esses dados foram analisados com um olhar teórico com base em estudos sobre o letramento. A partir dos anos 1980, as perspectivas psicológicas e históricas predominantes nos estudos e nas pesquisas sobre letramento somaram-se a uma perspectiva social e etnográfica. Além de novos princípios e pressupostos teóricos para análise do fenômeno, destacam-se dois pares de conceitos: de um lado, dois modelos de letramento, a saber, o autônomo e o ideológico, e, de outro, os eventos e as práticas de letramento. O letramento literário é um recorte das idéias do letramento que consiste nos usos sociais do texto literário. Esperamos que os resultados deste trabalho corroborem a crítica e a reflexão e que os dados obtidos sirvam às discussões voltadas à temática do letramento literário e à formação de leitores.

 

Palavras-chave: Histórias de leitura; Formação do leitor; Letramento literário.