DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa



UM ESTUDO SOBRE A COERÊNCIA EM REDAÇÕES DO ENEM

PRODUZIDAS NO PARANÁ

 

Fabíola Elisa Araújo

fabiola_elisa@uol.com.br

 

A redação no Ensino Médio, através da escrita para o Exame Nacional do Ensino Médio, ano 2002 (ENEM/2002), é o ponto inicial da investigação do presente trabalho. O consenso entre professores sobre a não proficiência dos textos escritos em sala de aula bem como nos vestibulares propõe que se reavalie a prática da escrita. Além disso, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por sua abrangente proposta de avaliar o Ensino Médio no país, tornou-se um interessante parâmetro possibilitador de estudos sobre a escrita. Assim, este trabalho apresenta resultados da investigação sobre a coerência em textos escritos por participantes do Paraná, na Prova de Redação do ENEM/2002. A pergunta que norteia essa pesquisa constitui o objetivo maior do trabalho: como têm sido avaliadas as redações do Paraná no ENEM/2002 quanto à coerência textual? O trabalho propõe como objetivo geral da pesquisa: servir de contribuição para o ensino da escrita na escola, a partir da análise e reflexões aqui desenvolvidas sobre o modo como os alunos do Ensino Médio têm seus textos avaliados no ENEM/2002 quanto à coerência textual. Além desse, destacam-se os seguintes objetivos específicos: analisar a Planilha de Correção de Redações do ENEM/2002, especificamente a Competência III, atinente à coerência; verificar os resultados da aplicação da C III aos vinte textos paranaenses escritos para o ENEM/2002 e selecionados para este estudo; e ainda, comparar os resultados obtidos neste estudo e os encontrados no Relatório Pedagógico Final sobre o ENEM/2002, elaborado pela equipe do INEP/ENEM. As referências teóricas que proporcionam suporte à pesquisa pertencem à Lingüística Textual e citam-se Geraldi, Koch, Beaugrande e Dressler, Charolles, dentre outros dedicados ao estudo da coerência.  De caráter qualitativo e quantitativo, esta pesquisa consistiu na análise da aplicação da Competência III da Planilha do ENEM e das Metarregras de Charolles (1997)  aos vinte textos paranaenses selecionados. Os resultados verificados por este trabalho, após as análises, e os resultados gerais expostos no Relatório Pedagógico sobre o ENEM/2002, apresentam diferenças e constituem instigantes momentos de reflexão quer seja sobre a prática da escrita no Ensino Médio e também sobre o modo de avaliação dos textos escritos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

 

Palavras-chave: Coerência, ENEM, Redação, Paraná.