|
RESUMO |
PRODUZIDAS
NO PARANÁ
Fabíola Elisa Araújo A
redação no Ensino Médio, através da escrita para o Exame Nacional do Ensino
Médio, ano 2002 (ENEM/2002), é o ponto inicial da investigação do presente
trabalho. O consenso entre professores sobre a não proficiência dos textos
escritos em sala de aula bem como nos vestibulares propõe que se reavalie a prática
da escrita. Além disso, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por sua
abrangente proposta de avaliar o Ensino Médio no país, tornou-se um
interessante parâmetro possibilitador de estudos sobre a escrita. Assim, este
trabalho apresenta resultados da investigação sobre a coerência em textos
escritos por participantes do Paraná, na Prova de Redação do ENEM/2002. A
pergunta que norteia essa pesquisa constitui o objetivo maior do trabalho: como
têm sido avaliadas as redações do Paraná no ENEM/2002 quanto à coerência
textual? O trabalho propõe como objetivo geral da pesquisa: servir de contribuição
para o ensino da escrita na escola, a partir da análise e reflexões aqui
desenvolvidas sobre o modo como os alunos do Ensino Médio têm seus textos
avaliados no ENEM/2002 quanto à coerência textual. Além desse, destacam-se os
seguintes objetivos específicos: analisar a Planilha de Correção de Redações
do ENEM/2002, especificamente a Competência III, atinente à coerência;
verificar os resultados da aplicação da C III aos vinte textos paranaenses
escritos para o ENEM/2002 e selecionados para este estudo; e ainda, comparar os
resultados obtidos neste estudo e os encontrados no Relatório Pedagógico Final
sobre o ENEM/2002, elaborado pela equipe do INEP/ENEM. As referências teóricas
que proporcionam suporte à pesquisa pertencem à Lingüística Textual e
citam-se Geraldi, Koch, Beaugrande e Dressler, Charolles, dentre outros
dedicados ao estudo da coerência. De caráter qualitativo e quantitativo, esta pesquisa
consistiu na análise da aplicação da Competência III da Planilha do ENEM e
das Metarregras de Charolles (1997) aos
vinte textos paranaenses selecionados. Os resultados verificados por este
trabalho, após as análises, e os resultados gerais expostos no Relatório
Pedagógico sobre o ENEM/2002, apresentam diferenças e constituem instigantes
momentos de reflexão quer seja sobre a prática da escrita no Ensino Médio e
também sobre o modo de avaliação dos textos escritos para o Exame Nacional do
Ensino Médio. Palavras-chave:
Coerência, ENEM, Redação, Paraná.
|