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RESUMO

 

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RESUMO

 

PÓS-MODERNISMO E IRONIA NA COLEÇÃO: “O BAIRRO”

DE GONÇALO M. TAVARES

 

Fabiano Cardoso

pr_fabianoc@hotmail.com

 

A presente dissertação centra-se na coleção “O Bairro” de Gonçalo M. Tavares (Luanda, 1970), escritor angolano de família portuguesa que, por causa da guerra, mudou-se muito cedo para Portugal com sua família, assim considerado pela crítica um autor português. Seus escritos têm alcançado notoriedade não só em Portugal, na Europa e também no Brasil. Suas publicações têm conquistado muitos prêmios dentro e fora de Portugal. A coleção “O Bairro” é composta de dez romances, dos quais foram selecionados quatro para nosso estudo, a saber, O senhor Calvino (2007), O senhor Breton e a entrevista (2009), O senhor Swedenborg e as investigações geométricas (2011), O senhor Eliot e as conferências (2012a). Estes quatro romances representam a coleção “O Bairro” por suas características do pós-modernismo como também pela ironia de seus personagens representados, reconhecidos pelo público brasileiro. Este estudo tem com base teórica o pós-modernismo na concepção de Linda Hutcheon (1991), sendo que o seu principal foco é discutir o pós-modernismo sob a teoria irônica que lhe é peculiar, para isso também contaremos com a abordagem teórica de Beth Braith (1996). Embora nosso foco de pesquisa seja o pós-modernismo, não podemos discuti-lo antes de fazer um resgate de suas raízes que se ancoram na teoria da pós-modernidade, considerando que esta, por sua vez, encontra na modernidade as bases para se posicionar no mundo contemporâneo. Estaremos ancorados nos pressupostos teóricos de Berman (1989), Rybalka (1991), Benjamin (1994), Hall (2000), Lemert (2000), Connor (2004), Lyotard (2004), dentre outros. Nesta fase, apontaremos os caminhos que levaram os teóricos a conceituarem a modernidade à teoria denominada pós-modernidade conhecida em nossos dias. Sendo assim, o nosso alvo é apresentar um trabalho que contribua para a continuação do debate da teoria do pós-modernismo como base para a leitura dos textos selecionados de Gonçalo M. Tavares, contribuindo para que suas obras alcancem notoriedade nos meios de pesquisadores brasileiros, por sua relevância neste mundo contemporâneo.

 

 

Palavras-chave: Pós-modernismo; Ironia; Gonçalo M. Tavares.