|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA
Fabiana Poças Biondo
A categoria de gênero caracteriza-se pela divisão dos nomes em classes. Na língua portuguesa os nomes estão agrupados, quanto ao gênero, na dicotomia masculino/feminino, porém há uma tendência a se pensar em gênero por meio da diferença entre o sexo masculino e o sexo feminino, idéia frágil e parcial que resulta em confusão conceitual. Tendo esse fato como ponto de partida e destacando a importância da intervenção escolar no processo de tomada de consciência que permite a compreensão adequada de um conceito, este trabalho propõe-se a investigar a compreensão do conceito de gênero gramatical por parte de alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos, por meio da abordagem quantitativo-qualitativa, uma reflexão a respeito da categoria de gênero, da aprendizagem conceitual e da tomada de consciência, bem como um trabalho de caráter empírico no qual investigamos o conceito de gênero dos alunos. Ao testar a hipótese de mudança conceitual sobre o gênero gramatical, expressa pela tomada de consciência, verificamos que não vem se efetivando uma mudança conceitual significativa durante o processo de escolarização, ou seja, interséries. Mostra-se necessário, portanto, que o ensino de língua portuguesa, e mais especificamente o ensino de gramática, promova a reflexão e a compreensão que, em tese, tornariam possível a tomada de consciência na diferenciação dos conceitos de gênero gramatical e gênero biológico, ponto investigado nesse estudo.
Palavras-chave: categoria de gênero; tomada de consciência; Ensino Fundamental. |