DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

 

RESUMO

 Érika Polessi

 

Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender como os processos de revisão e reescrita se estabelece em textos de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental. Dentro dos objetivos, pretendemos  investigar aspectos linguístico-discursivos presentes nos apontamentos efetuados pelo professor no processo de revisão destes textos e examinar  como os alunos dessas séries respondem aos apontamentos feitos pelo professor, ou, mais especificamente, quais aspectos linguístico-discursivos eles conseguem  compreender, entender e atender nos processos de revisão efetuados pelo professor.  

Para o desenvolvimento da pesquisa, partimos da vertente interacionista da Linguística Aplicada, baseados nos estudos de Bakhtin (2003) e Bakhtin/Voloshinov (2009), realizando uma pesquisa qualitativa com levantamentos quantitativos. Foram utilizados também os teóricos Barlett (1982), Hayes etal.(1987), Jesus (1997), Sercundes (1997), Menegassi (1998), dentre outros, para a definição dos processos de revisão e reescrita. Os resultados mostram que a correção resolutiva foi a mais utilizada pelos professores e, juntamente com a indicativa, objetivou, na maior parte dos casos, sanar erros ortográficos.

Já as correções textuais-interativas e classificatórias buscaram sanar os problemas voltados à paragrafação. A operação linguística de substituição foi a que obteve a maior frequência, seguida de acréscimos, supressões e deslocamentos. Em  alguns casos são encontrados apontamentos que não foram atendidos pelos alunos e outros que o aluno obteve autonomia e modificou seu texto em aspectos que a professora não realizou apontamentos.

 

Palavras chave: revisão; reescrita; operações linguístico-discursivas