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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
A ESTRUTURA ARGUMENTAL PREFERIDA (EAP) EM DIVERSAS SINCRONIAS DO PORTUGUÊS: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DO VERBO-SUPORTE TOMAR NO PORTUGUÊS ARCAICO
Érica Fernanda Ortega
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a Estrutura Argumental Preferida (EAP) em diversas sincronias do português. A análise baseou-se nos estudos sobre a EAP, bem como nas características próprias do verbo-suporte, dando ênfase ao verbo-suporte tomar em textos dos séculos XIII a XVI. Escolheu-se um único verbo por considerar que dessa forma a análise se torna mais precisa, uma vez que são muitos os verbos possíveis de realizar essas construções-suporte. A pesquisa se justifica por essas construções não serem um tema muito trabalhado atualmente, principalmente relacionado à EAP. Com relação à EAP, observou-se, especialmente, a transitividade dos verbos, quais os argumentos exigidos por eles e quais desses argumentos se encontravam lexicalizados. A respeito dos verbos-suporte, observou-se a detransitivização dos verbos, a relativização, a caracterização do sintagma nominal (SN) e a ordem inversa que às vezes apresentam. Por fim, foram comparados os resultados obtidos na análise das sincronias anteriores com os estudos já existentes com outros verbos do português atual.
Palavras-chave: Gramaticalização, Estrutura Argumental Preferida, Verbo-suporte, tomar, Estudos Diacrônicos.
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