DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa


O ENSINO DE GRAMÁTICA NO CURSO DE LETRAS:

DIAGNÓSTICO DE UMA REALIDADE

 

Sílvia Regina Emiliano

silviareginaemiliano@yahoo.com.br

 

No âmbito das discussões sobre o ensino de língua materna, especialmente no que se refere ao tratamento dispensado à gramática na educação fundamental e média, encontrei o caminho para desenvolver esta pesquisa que surgiu de uma necessidade de contribuir com reflexões que busquem a contemplação de aporte para o ensino-aprendizagem de língua materna e a formação de seus professores, no ensino superior, em especial no que diz respeito à gramática. A pesquisa que realizei, quando aluna do curso de Letras, em um projeto de Iniciação Científica e a atuação como professoranda em outro revelavam um descompasso entre a minha prática e a teoria recebida nas leituras realizadas. Ancorada na Lingüística Aplicada, escolhi diagnosticar o ensino de gramática no Curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá e seus reflexos na prática pedagógica das professorandas. Esta pesquisa é de base qualitativa/interpretativa e realizada no Curso de Letras nos anos letivos de 2004/2005. O diagnóstico ocorre por meio de observação e relato de aulas das disciplinas que envolvem o ensino da gramática, prática de ensino e regência das professorandas. Além desses, são analisados o Projeto Político Pedagógico do Curso e algumas ementas. As análises evidenciam que o Curso não possui uma concepção de ensino de gramática definida. Sua abordagem é feita sob duas perspectivas predominantes de linguagem: a tradicional e a interacionista/funcionalista. As professorandas refletem a mesma postura de ensino frente aos conteúdos trabalhados na regência. A pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq) e ao Projeto de Pesquisa “A escrita e o professor: interações no ensino e aprendizagem de línguas” (UEM).

 

Palavras-chave: ensino de gramática, ensino superior; formação de professor; lingüística aplicada.