|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
PRÁTICAS DE LEITURA NA CIBERCULTURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: FANDOM E TRANSMIDIALIDADE NA SÉRIE PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS
Elenice Koziel Email: elenice.koziel@gmail.com
O leitor contemporâneo tem à sua disposição uma série de recursos tecnológicos que permitem dar uma resposta material à leitura. Sua capacidade de análise e percepção envolve também a compreensão de outros conteúdos artístico-midiáticos que convergem no ciberespaço. É no fandom – comunidades virtuais de fãs - que essas respostas aparecem de forma mais intensa e criativa. São algumas dessas respostas criativas dos leitores/fãs - fanfictions, fan arts, fan films -, bem como as repostas críticas em forma de comentários postados nas plataformas virtuais que estudamos nessa dissertação. Assim, refletimos sobre as práticas de leitura entre os jovens da atualidade, tendo como foco o fandom da série Percy Jackson e os olimpianos, de Rick Riordan, e discutimos o papel da escola e dos agentes envolvidos no processo de formação de leitores, sobretudo leitores de textos literários, no contexto cibercultural. Estudiosos que pesquisam as transformações socioculturais resultantes da interação da sociedade com os meios de comunicação digitais, tais como Pierre Lévy, Henry Jenkins e os brasileiros André Lemos e Lucia Santaella são as principais fontes utilizadas ao longo desta pesquisa. Ao analisarmos a atuação dos leitores/fãs no ciberespaço, constatamos que o fandom, ao propiciar a interação entre os fãs, a criatividade e a reflexão crítica, através do ambiente virtual, torna-se um espaço de mediação de leitura, contribuindo para a formação de leitores críticos. Palavras-chave: Fandom; Cibercultura; Formação do leitor .
|