|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O ESPETÁCULO POLÍTICO E A DOCILIZAÇÃO DO CORPO NA CAMPANHA ELEITORAL DE LULA EM 2002
Elaine de Moraes Santos
As eleições presidenciais de 2002 no Brasil foram marcadas por um intenso trabalho da imprensa em promover a vigilância do candidato mais cotado pelas pesquisas de opinião: Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Tais especulações midiáticas basearam-se, principalmente, numa constante comparação da imagem do Lula de 2002 à imagem que o candidato divulgava nas eleições anteriores, quando ainda não tinha o apoio do marqueteiro Duda Mendonça. A relevância deste fenômeno para a atual conjuntura sócio-histórica da política brasileira motivou a realização desta pesquisa que teve por objetivo principal analisar se essa mudança de perfil discursivizada pela imprensa e denunciada como um corpo dócil produzido pelo novo marqueteiro do PT pode ser pensada como um processo de docilização do corpo normatizado pela própria mídia brasileira. Para responder a essa questão norteadora de nossa pesquisa, construímos um arquivo midiático com todas as edições das três revistas semanais de generalidades mais recorrentes no Brasil (Época, IstoÉ e Veja), publicadas durante aquele ano eleitoral e recortamos como corpus, seis edições (duas de cada revista), contemplando somente aquelas em que, sozinho, o candidato foi matéria-capa, já que traziam a comparação desses dois momentos históricos vividos por ele. Para essa empreitada, buscamos interlocução com os fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de Linha Francesa, mas, ao longo de nosso texto, o diálogo com teóricos que abordam as questões do corpo na área da Antropologia, da Filosofia, da Sociologia, da Comunicação, da Educação Física, da Lingüística Textual e dos estudos sobre o texto imagético foi essencial, visto que compreendemos que o discurso não se reduz apenas ao texto escrito, mas se desdobra também às expressões gestuais e corporais a que nos propomos a estudar. Além disso, estendemos, para um olhar conceitual, uma discussão sobre a relação entre a mídia e a política na contemporaneidade. Dentro do quadro teórico adotado, a pesquisa buscou levantar as condições de produção do período eleitoral, resumir o percurso histórico-político de Lula em sua trajetória rumo à presidência e fazer um exercício de leitura dos enunciados e imagens engendrados pela mídia em torno do candidato, focalizando nesses textos os atravessamentos, a discursividade e os efeitos de sentidos possíveis. Os resultados apontaram que as críticas midiáticas são baseadas numa norma gestual e comportamental que, vigilante, pune ao produzir uma representação imagética que possibilita o efeito de sentido de um corpo docilizado e modificado.
Palavras-chave: Lula; espetacularização; docilização do corpo; mídia; política; discurso. |