DEFESAS
RESUMO

 

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

LEITORES E LEITURAS DE HARRY POTTER: A RECEPÇÃO DA SÉRIE NO MEIO VIRTUAL

 

Elaine Cristina Amorin

elaine_amorin@yahoo.com.br

 

O presente trabalho surgiu a partir da constatação de dois fenômenos mundiais: o sucesso global da série de livros Harry Potter, de autoria da britânica J.K. Rowling, e o crescente uso e influência do meio virtual nos hábitos cotidianos da atual sociedade. Verificou-se, assim, por meio da Estética da Recepção, como ocorre a recepção dos livros de Rowling na cibercultura, através da análise de comunidades virtuais cadastradas no site de relacionamentos Orkut, de questionários enviados a leitores-virtuais participantes de tais comunidades e de hiperficções literárias que tratam do menino-bruxo. Após pesquisa exploratória, verificou-se que são inúmeras as comunidades virtuais e os sites de hiperficção literárias que tratam de Harry Potter, o que ocasionou a seleção de duas comunidades: Harry Potter Brasil e Eu adoro ler Harry Potter e a do site de hiperficção literária Aliança 3 Vassouras, para examinar como se dão as discussões e criações literárias nesses espaços virtuais. Dessa maneira, foram averiguados os tipos de práticas de leitura realizadas, sendo possível observar que os leitores demonstraram liberdade para criar as próprias significações sobre a série. Constatou-se que, tanto nas comunidades virtuais quanto na criação de fanfics os fãs de Harry Potter buscam se identificar com a obra que lêem, assim como, possibilidades de expor as próprias considerações deles sobre as aventuras do jovem bruxo. Em vista da análise empreendida, constatou-se que o presente trabalho poderá ainda abrir caminho para novos estudos que utilizem a cibercultura como aliada na discussão e formação de leitores críticos, desfazendo, assim, sua caracterização negativa como meio alienador.

 

Palavras-chaves: “Recepção”, “Harry Potter”, “cibercultura”.