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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
JOGO DE CONTRADIÇÕES: HOMENS E MULHERES NA LITERATURA DE RADUAN NASSAR
Eduardo Navarrete edunvt@hotmail.com
Dentre a grande variedade de temas presentes na obra de Raduan Nassar, as relações entre os gêneros masculino e feminino ocupam lugar especial. Abordado em quase todos os seus textos, o conflito entre homens e mulheres constitui-se na mola propulsora de suas tramas. Enquanto Lavoura Arcaica, sua obra mais célebre, tematiza tal conflito dentro do antigo mundo patriarcal, Hoje de Madrugada, O Ventre Seco e Um Copo de Cólera, as três narrativas selecionadas como corpus dessa pesquisa, inserem-no em tempos mais contemporâneos. As três estórias, com efeito, foram escritas no ano de 1970, período em que a sociedade ocidental sofria intensas reformulações de ordem política, econômica, cultural, social, sexual etc. Como não poderia deixar de ser, todas essas modificações mais gerais reverberaram nos antigos padrões de masculinidade e feminilidade do patriarcalismo, pondo-os em questão e apontando para novos rumos. Concebidas, então, nesse verdadeiro caldeirão de transformações históricas, as três narrativas, em razão da grande similaridade entre seus enredos e personagens e do fato de terem sido escritas no mesmo ano, podem ser tomadas como um depoimento pessoal que Nassar prestou, por meio da ficção, sobre as mudanças pelas quais passavam os gêneros naquele momento. Partindo dessa perspectiva, nosso objetivo fulcral consiste em analisar como se dá a construção estética dos personagens masculinos e femininos nassarianos contextualizados dentro das vicissitudes históricas desencadeadas a partir do meado do século XX. Mais especificamente, empregamos esforços no sentido de esmiuçar o modo pelo qual tais personagens foram artisticamente engendrados, esquadrinhando seus traços constitutivos, a fim de detectar mudanças ou permanências com relação aos rígidos protótipos estabelecidos pelo sistema de valores patriarcais. Recorreremos, para tanto, aos subsídios teóricos dos estudos da História Cultural e da Crítica Sociológica, duas vertentes analíticas que, apesar das diferenças, têm em comum a busca da compreensão das conexões existentes entre literatura e sociedade. Fundamentamo-nos, especialmente, nas contribuições de Antonio Candido e nos conceitos de representações – elaborado por Roger Chartier – e de gêneros – desenvolvido por autores como Pierre Bourdieu e Joan Scot. Amparados por tal suporte teórico, após traçarmos uma pequena biografia de Nassar e realizarmos uma discussão em torno dos princípios basilares do patriarcalismo e das reformulações por que eles passaram desde os anos 1960 em diante, examinamos os personagens masculinos e os femininos em cada uma das três narrativas separadamente. Ao fim, procederemos a um cotejo de todos esses personagens com vistas a encontrar denominadores comuns, que definam, assim, o olhar nassariano para com os gêneros daquele momento histórico.
Palavras-chave: gênero; pós-modernidade; Raduan Nassar.
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