DEFESAS
RESUMO

 

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ESTÉTICA E PROCESSO SOCIAL A PARTIR DE O REI DA VELA,

DE OSWALD DE ANDRADE

 

Djeine Daniel

djeibr@hotmail.com

 

RESUMO

 

Esta pesquisa tem como objetivo atualizar o debate sobre a importância da dramaturgia de 30, mais especificamente sobre a obra O rei da vela (1933-1937), de Oswald de Andrade, na formação de um teatro político cuja contribuição é significativa para entendermos o universo político, econômico e social da época. O envolvimento deste autor com a Semana de Arte Moderna de 1922 nos mostra sua preocupação com os rumos da literatura; porém, será nos anos 30, após a crise econômica mundial de 1929 e a crise política brasileira de 1930 que o autor dá início a uma nova fase em sua obra, o que ganha expressão nos três textos teatrais com uma proposta moderna que escreve então. Na trilogia composta pelas peças O rei da vela (escrita em 1933 e publicada em 1937), O homem e o cavalo (1934) e A morta (1937) podemos perceber como o autor vê na arte uma função social e revolucionária. Nossa pesquisa apresenta um panorama do teatro brasileiro em torno dos anos 30, bem como da teoria épica que contribui para sua compreensão, seguido da análise crítica de O rei da vela, sendo para isso fundamental fazer algumas digressões breves sobre as demais peças da trilogia, compondo um panorama estético do autor, na busca de se entender de que forma o processo entre arte e sociedade se fundem na visão de Oswald de Andrade.

 

Palavras-chave: O rei da vela; Oswald de Andrade; Teatro brasileiro

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