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RESUMO

 

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“NO UMBIGO DE UM FURACÃO E NO PEITO UM GAVIÃO”: CAZUZA AO SOM DO MATERIALISMO LACANIANO

 

Diego Luiz Miiller Fascina

diegomullerfascina@hotmail.com

 

Esta tese analisa as letras do cantor e compositor Cazuza por meio da perspectiva materialista lacaniana proposta pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek. A pesquisa está dividida em três momentos: o primeiro, com tom marcadamente jornalístico, diferencia letra de música e poesia, além de resgatar a recepção crítica dos discos de Cazuza, simultâneo ao diálogo com os principais fatos biográficos do cantor. Há também, ainda nesse primeiro momento, a preocupação em mapear algumas das principais influências artísticas encontradas nas letras de Cazuza e citar a crítica acadêmica a respeito de sua obra. Por fim, faz-se um conciso recuo histórico pelo rock brasileiro, desde os primórdios até o fim dos anos 1970, cuja intenção é pavimentar a discussão que propõe o segundo momento da pesquisa. Nesse segundo momento, há a mescla do tom jornalístico à leitura žižekiana, isto é, elabora-se uma cartografia da história da redemocratização do país e as questões culturais que compõem o rock brasileiro dos anos 1980, com vistas a sustentar que ele funciona como um Significante Mestre, tendo na obra de Cazuza um dos principais significantes ordinários que transformam uma situação de caos (as múltiplas imagens do rock) em harmonia. O terceiro momento da tese centra-se na análise materialista lacaniana tout court. Nesse intuito, foram selecionados e analisados os principais temas que perpassam pela obra do cantor. A temática do amor e a relação sexual são analisadas por meio do objeto a, conceito matriz da tese, que fornece a tônica para as demais leituras. Nas letras de Cazuza, ora o amor e o sexo são ficcionalizados, ora o sentimento se encontra a deriva do desejo do Outro, havendo, ainda, uma terceira perspectiva, de fracasso no enlace. Em relação à identidade exagerada, nota-se que o eu lírico se entrega à jouissance, prazer e dor desmedidos, cometendo variadas transgressões. Essa ótica de busca do gozo é utilizada para criticar a política e as questões sociais, bem como a figura divina. As agruras existenciais, a doença e a desintegração física estabelecem relação com a Coisa lacaniana e seu caráter traumático. Nota-se que os conceitos utilizados obedecem a uma progressão (objeto a>jouissance>Coisa), auxiliados por termos satélites: R-S-I, Grande Outro e instâncias éticas os quais denunciam o circuito da pulsão percorrido pelo eu lírico de Cazuza em busca de seus objetos de desejo. Finalmente, podemos afirmar que o eu lírico cazuzeano apresenta uma das características basilares do homem do século XX, que é a obrigação de gozar e lidar com a castração simbólica consequente desse gozo desmedido.

PALAVRAS-CHAVE: Cazuza; rock brasileiro; materialismo lacaniano; Slavoj Žižek.

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