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RESUMO |
Tese completa - Arquivo PDF
“NO UMBIGO DE UM FURACÃO E NO PEITO UM GAVIÃO”: CAZUZA AO
SOM DO MATERIALISMO LACANIANO Diego Luiz Miiller Fascina diegomullerfascina@hotmail.com Esta tese analisa as letras do cantor
e compositor Cazuza por meio da perspectiva materialista lacaniana proposta
pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek. A pesquisa está dividida em três momentos:
o primeiro, com tom marcadamente jornalístico, diferencia letra de música e
poesia, além de resgatar a recepção crítica dos discos de Cazuza, simultâneo ao
diálogo com os principais fatos biográficos do cantor. Há também, ainda nesse
primeiro momento, a preocupação em mapear algumas das principais influências
artísticas encontradas nas letras de Cazuza e citar a crítica acadêmica a
respeito de sua obra. Por fim, faz-se um conciso recuo histórico pelo rock
brasileiro, desde os primórdios até o fim dos anos 1970, cuja intenção é
pavimentar a discussão que propõe o segundo momento da pesquisa. Nesse segundo
momento, há a mescla do tom jornalístico à leitura žižekiana, isto é, elabora-se
uma cartografia da história da redemocratização do país e as questões culturais
que compõem o rock brasileiro dos anos 1980, com vistas a sustentar que ele
funciona como um Significante Mestre, tendo na obra de Cazuza um dos principais
significantes ordinários que transformam uma situação de caos (as múltiplas
imagens do rock) em harmonia. O terceiro momento da tese centra-se na análise
materialista lacaniana tout court. Nesse
intuito, foram selecionados e analisados os principais temas que perpassam pela
obra do cantor. A temática do amor e a relação sexual são analisadas por meio
do objeto a, conceito matriz da tese,
que fornece a tônica para as demais leituras. Nas letras de Cazuza, ora o amor
e o sexo são ficcionalizados, ora o sentimento se encontra a deriva do desejo
do Outro, havendo, ainda, uma terceira perspectiva, de fracasso no enlace. Em
relação à identidade exagerada, nota-se que o eu lírico se entrega à jouissance, prazer e dor desmedidos,
cometendo variadas transgressões. Essa ótica de busca do gozo é utilizada para
criticar a política e as questões sociais, bem como a figura divina. As agruras
existenciais, a doença e a desintegração física estabelecem relação com a Coisa lacaniana e seu caráter
traumático. Nota-se que os conceitos utilizados obedecem a uma progressão
(objeto a>jouissance>Coisa),
auxiliados por termos satélites: R-S-I, Grande Outro e instâncias éticas os
quais denunciam o circuito da pulsão percorrido pelo eu lírico de Cazuza em
busca de seus objetos de desejo. Finalmente, podemos afirmar que o eu lírico
cazuzeano apresenta uma das características basilares do homem do século XX,
que é a obrigação de gozar e lidar com a castração simbólica consequente desse
gozo desmedido. PALAVRAS-CHAVE: Cazuza; rock
brasileiro; materialismo lacaniano; Slavoj Žižek. . .
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