DEFESAS
RESUMO

Dissertação completa



O PROFESSOR E A MEDIAÇÃO DE LEITURA:

UMA EXPERIÊNCIA COM MONTEIRO LOBATO


Magda Dezotti

magda.dezotti@bol.com.br


Esta dissertação visa contribuir, ainda que modestamente, para uma melhoria no ensino de literatura infantil. Nossa hipótese é a de que, embora seja comum o discurso de que é importante que se trabalhe com a literatura desde os primeiro anos de vida da criança, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de pré a quarta série, o trabalho não se desenvolve a contento. Para verificação de nossa hipótese, optamos por uma pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo e elegemos, como critério de seleção, professores (sujeitos de pesquisa) que trabalham ou já trabalharam com a obra de Monteiro Lobato. A partir desse dado investigamos, por meio de questionários, como se dá o desenvolvimento de atividades propostas para a leitura de textos literários do referido autor e que concepções de leitura/literatura fundamentam sua prática. A pesquisa contemplou seis escolas, sendo duas municipais, duas estaduais e duas particulares no município de Maringá - PR. A análise do corpus mostrou que o trabalho docente não é realizado com base em reflexões teóricas consistentes e que as concepções de leitura e de literatura expressas pelo grupo de professores pesquisados se refletem na prática cotidiana empreendida em sala de aula. A constituição dos sujeitos pesquisados como leitores é caracterizada por leituras diversas, que não priorizam a literatura, mas textos que tratam de assuntos gerais: revistas, textos com fins pedagógicos, leitura de auto-ajuda, entre outras. A investigação evidenciou que os sujeitos da pesquisa apresentam fragilidades no que diz respeito ao papel que lhes compete desempenhar na mediação da leitura e, conseqüentemente, na formação do leitor do texto literário, bem como nas concepções que apresentam sobre leitura e literatura, especialmente, em sua constituição como leitor de textos literários lobatianos, os quais se propõem mediar.

Palavras-chave: Leitura do texto literário, Literatura na escola, Mediação, Monteiro Lobato.