|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
RESUMO Denise Moreira Gasparotto denisegasparotto@yahoo.com.br
Esta pesquisa, de natureza qualitativa de cunho etnográfico e colaborativo, aborda a prática docente de revisão e a reescrita de textos narrativos, tendo como instrumento o gênero discursivo Conto de Terror, junto a alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal de Terra Rica, na região Noroeste do Estado do Paraná. O estudo ancora-se na concepção de escrita como trabalho; nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, no tocante ao dialogismo, à responsividade do discurso escrito e aos gêneros discursivos; e em pesquisas sobre revisão e reescrita de textos, a partir dos estudos da Linguística Aplicada. O tema justifica-se pela necessidade de conhecimento teórico-prático de docentes de Língua Portuguesa acerca dos processos de revisão e reescrita de textos e sua adequação ao gênero estudado e à idade escolar dos alunos. Assim, foi realizado, durante o 2º semestre de 2012, um trabalho colaborativo teórico-metodológico com uma docente, voltado para a revisão e a reescrita textuais, tendo a caracterização do gênero Conto de Terror como instrumento norteador do processo, com o objetivo de contribuir para práticas de ensino-aprendizagem de produção textual a partir do gênero discursivo enfocado. O trabalho teórico-metodológico colaborativo realizado com a professora abrangeu as seguintes etapas: 1) subsídios teóricos sobre: a) concepções de escrita; b) caracterização do gênero discursivo eleito; c) estudo de propostas teórico-metodológicas de correção textual; d) encaminhamentos dos comentários de revisão no texto do aluno; e) operações linguístico-discursivas na reescrita; 2) discussões colaborativas para subsidiar a compreensão da proposta de trabalho e avaliação das condutas em andamento. Os resultados das análises apontam: a) a internalização dos pressupostos teórico-metodológicos pela docente; b) a existência de níveis diferenciados de interação, quando a revisão considera os elementos do gênero enfocado e a idade escolar do aluno; c) as orientações e o acompanhamento com a docente, trabalho colaborativo, como práticas necessárias no processo ensino-aprendizagem de língua materna; d) o aprimoramento no desenvolvimento da escrita dos alunos; e) o desenvolvimento de novas estratégias de revisão pela docente, ao enfocar o gênero investigado; f) a necessidade de desenvolver e de aprimorar estratégias específicas de revisão voltadas para as especificidades do gênero enfocado.
PALAVRAS-CHAVE: Revisão; Reescrita; Gênero discursivo; Ensino-aprendizagem de língua materna.
|