DEFESAS
RESUMO

 

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RESUMO

Débora Sodré Esper

debora_gomes09@yahoo.com.br

 

 

 

O presente estudo tem como tema usos sociais da linguagem, focando a relação entre os letramentos cotidianos, escolares e as avaliações em larga escala. Insere-se na Linguística Aplicada e ampara-se metodologicamente na pesquisa Etnográfica (DURANTI, 2000, ERICKSON, 1989; JUNG, 2009; LÜDKE e ANDRÉ, 2013) e na pesquisa documental (GIL, 1987). Seu objetivo principal é compreender a relação entre os letramentos escolares, os letramentos cotidianos de alunos do 9º ano da Rede Estadual de ensino de Maringá e os propostos na avaliação de Língua Portuguesa da Prova Brasil. Diante desse propósito, destacam-se três locus de pesquisa: os eventos de letramento propostos no modelo da Prova Brasil disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os eventos de letramento escolares e os eventos de letramento não escolares dos quais os alunos participam. Um dos pressupostos teóricos que norteou a pesquisa foi o dos Novos Estudos sobre o Letramento, segundo os quais este é entendido como um conjunto de práticas de uso da linguagem contextualizadas sócio histórica e ideologicamente (STREET, 2003, 2010, 2014). Quanto à avaliação, amparou-se na teoria da avaliação mediadora (HOFFMANN, 1994), por acreditarmos que essa prática deve ser compreendida como um instrumento a favor da revisão e da melhoria das ações pedagógicas, com vistas à aprendizagem. Em termos de resultados, constatou-se que os baixos índices da Prova Brasil não se justificam apenas a partir de um aspecto. Todos os fatores envolvidos estão relacionados, mas a proposta avaliativa da Prova Brasil se destaca como fator preponderante dos índices dos alunos na Prova Brasil, tendo em vista as problemáticas de sua configuração. Os padrões de interação com o texto escrito previstos pela prova são muito distintos das práticas escolares e familiares, por privilegiarem questões pontuais e gramaticais. Além disso, os gêneros discursivos apresentados se distanciam da realidade do aluno, pois pertencem, em sua maioria, às esferas literária, jornalística e instrucional. Quanto aos letramentos escolares e não escolares, os pais reafirmam por um lado o mito do letramento, pois esperam que os filhos se apropriem do letramento escolar para melhorar de vida, mas, por outro, revelam haver uma descontinuidade entre as práticas letradas das quais participam e aquelas propostas pela escola. Em termos de contribuição, ressaltamos que os dados mostram que precisamos de mais trabalhos que descrevam as culturas letradas locais, a fim de desmistificar os resultados das provas em larga escala e repensar políticas educacionais brasileiras.

Palavras-chave: Letramento; Avaliação; Prova Brasil; Políticas educacionais

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