<<Dissertação completa não
disponibilizada pela autora>>
A
CONSTRUÇÃO DO DISCURSO NARRATIVO NO LIVRO DIDÁTICO,
EM SALA DE AULA: UMA REALIDADE
Débora
Cavalcante Belz
Esta
dissertação teve como objetivo refletir sobre a construção do discurso
narrativo do livro didático, e refletir sobre o significado desse
processo em sala de aula. O tema pareceu-me pertinente devido as reclamações
dos professores de que os alunos chegam ao ensino médio, apresentando
problemas na organização cognitiva dos textos narrativos. Além da
dificuldade anterior, o tema se justifica pelo fato de dos professores,
a maioria, seguirem rigorosamente os manuais didáticos.
Portanto, nossas questões de pesquisa foram: (a) investigar como é
o processo do trabalho com a narrativa do livro didático ALP- Análise,
Linguagem e Pensamento-7ª série; (b) investigar qual a realidade e
o impacto desse processo dentro de sala de aula, para professor e
alunos.
Para responder a essas questões, coletamos dados durante os meses
de fevereiro, março e abril de1999, em uma turma de 7ª série, de um
colégio Estadual da região de Maringá. Os dados foram obtidos em visitas
regulares ao colégio (23horas-aula), através do registro em áudio
e vídeo, de questionários para professor e alunos, entrevistas, participação
em alguns momentos de leitura das atividades de das tarefas de casa
e, principalmente, através das anotações e observações particulares.
Aplicamos também, questionários para professora e alunos de um colégio
interno particular da região de Ivatuba, para confrontarmos as respostas.
Analisando os dados, percebemos que, o livro ALP cumpre satisfatoriamente
o papel de ensinar o discurso narrativo, apresentando textos e atividades
sistematizadas em torno do gênero em questão. Observamos que, na maior
parte das aulas não ocorre interação entre professora e alunos, prejudicando
muito o processo ensino-aprendizagem proposto pelo livro. Este, apesar
de criar situações favoráveis para o trabalho com a narrativa, não
envolve os alunos. Nesse processo, notamos que a professora não contribui
com comentários, informações extras (não contidas no ALP), ou seja,
não realiza intervenções no sentido de promover os recursos específicos
usados na construção do gênero narrativo.
Através da análise do ALP e dos dados coletados, este trabalho pretende
contribuir para uma melhor compreensão de como podem ser as aulas
do discurso narrativo, além de apontar para a necessidade de um maior
compromisso dos pais, professores e direção escolar em torno da postura
dos alunos em sala de aula.