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DISCURSO, MÍDIA E IDENTIDADE MASCULINA: QUEM É ESSE “NOVO” HOMEM

 

Daiany Bonácio

daianybonacio@yahoo.com.br

 

Com o advento do momento histórico denominado pós-modernismo, as relações discursivas entre os sujeitos passaram por transformações, tais como: identidades em crise por causa da perda dos papéis cristalizados socialmente, conquistas feministas, investidas do mercado capitalista que produzem novos discursos sobre as identidades. A constituição de sentidos sobre um “novo homem” produz um indivíduo preocupado com a vaidade, com os afazeres domésticos, com o cuidado com os filhos, assim como a desconstrução da imagem de homem machista e patriarcal vigente por tanto tempo em nossa sociedade. Tendo em vista esse contexto de mudanças, esta pesquisa analisa discursos que produzem sentidos sobre o chamado “novo homem” na mídia brasileira contemporânea. A realização das análises pautaram-se nas seguintes questões: quais as condições de saber e poder possibilitaram o surgimento desses discursos sobre o homem  na mídia contemporânea? Como as identidades do sujeito masculino são constituídas atualmente? Qual o papel da mídia nessa produção discursiva? Quais efeitos de sentidos são produzidos nessa produção discursiva identitária? De que modo os sujeitos são posicionados nesse discurso? Os estudos em Análise do Discurso sobre o modo como o novo homem vem sendo discursivizado pela mídia e quais as condições que possibilitam esses discursos são recentes, necessitando ainda de pesquisas que busquem compreender essa temática. Nesse sentido, a relevância desta pesquisa consiste em  contribuir com as discussões existentes sobre o deslocamento da identidade masculina na contemporaneidade, que, de estável e unificada, passou a ser descontínua, fragmentada e instável. As análises e considerações feitas durante o desenvolvimento desta dissertação pautaram-se em relações entre os estudos culturais, a produção discursiva da identidade, o método arqueogenealógico desenvolvido por Michel Foucault e as contribuições dele para a análise de discursos que tomam a mídia como campo de investigação. Esse aporte teórico permitiu a formação de uma série enunciativa acerca do tema, bem como a compreensão de que os novos discursos sobre o homem podem ser vistos como um acontecimento discursivo, a partir do qual outros textos surgem, sentidos são retomados, deslocados e interditados, formando, assim, um “arquivo” (FOUCAULT, 1972), que rege um sistema de enunciabilidade que subjetiva o homem moderno.

 

Palavras-chave: discurso midiático; identidade; novo homem.