Tese completa - Arquivo PDF

ENERGIAS RENOVÁVEIS: DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO DA ENERGIA EÓLICA EM PORTUGUÊS BRASILEIRO COM EQUIVALENTES EM ESPANHOL EUROPEU

JODAR, D. K. C. Energias renováveis: dicionário terminológico da energia eólica em português brasileiro com equivalentes em espanhol europeu.2018. 311 f. Orientador: Prof. Dr. Manoel M. A. da Silva. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Linguísticos) — Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.

O objetivo desta Tese, levando em consideração a importância das energias renováveis, em especial a subárea da energia eólica, é apresentar um dicionário da  terminologia dessa área e também as variação que ocorre referente aos equivalentes. O dicionário será apresentado em Português Brasileiro (PB) com seus respectivos equivalentes em Espanhol Europeu (EE). Como contribuição línguística, o trabalho apresenta, além do dicionário, considerações acerca das diferenças entre os termos e seus equivalentes. A pesquisa destina-se a consulentes gerais e especializados, como leitores da área das energias renováveis, em especial a energia eólica, como engenheiros elétricos, mecânicos e também a pesquisadores e estudiosos da ciência terminológica, sem deixar de mencionar a possibilidade de despertar o interesse de toda a sociedade, visto que é um assunto que está relacionado ao cuidado e à preservação do meio ambiente. O tema foi escolhido pelo fato de a energia eólica ser uma forma de energia renovável, limpa, originária da força dos ventos, favorecendo o meio ambiente e prevenindo catastrófes. Também, escolheu-se a língua espanhola europeia pelo fato de que a Espanha é um dos exemplos mundiais com relação ao uso desta energia. Para realização do trabalho, foram organizados dois corpora com um total de 220 textos, dentre teses e dissertações científicas. Para a elaboração do dicionário, foram selecionados 500 candidatos a termos que compuseram os verbetes com seus respectivos equivalentes em espanhol europeu. Com afinalidade detambém explicitar ao leitor a função da Terminologia, utilizou-se como embasamento teórico, em especial, a Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT). A Tese também apresenta os graus de equivalência linguística e os critérios propostos por Contente (2008), dos quais, a partir dos corpora aqui propostos, aplicaram-se os critérios baseados na proposta da referida autora para a realização de considerações reflexivas. A pesquisa apresentada pretende revelar, desse modo, a relevância deste Dicionário terminológico da energia eólica (DTEE) como contribuição significativa para toda a sociedade.

Palavras-chave: Dicionário Terminológico. Energias Renováveis. Energia Eólica. Equivalêcia Interlinguística. Terminologia.