Mediações colaborativas e pedagógicas na Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo

cristiane.mpa@gmail.com

Esta pesquisa aborda as mediações colaborativas e pedagógicas no âmbito de uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa – SAALP, 6º ano do Ensino Fundamental, na região Centro-Sul do Estado do Paraná. O trabalho parte da hipótese de que se os docentes da SAALP obtiverem embasamento teórico-metodológico, de modo colaborativo, acerca dos processos de leitura e escrita, podem desenvolver, nesse contexto, uma prática pedagógica mais significativa, de modo a auxiliar os alunos na superação das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. Desse modo, tem-se como objetivo geral refletir como a mediação pedagógica colaborativa, por meio de orientações teórico-metodológicas sobre leitura e escrita, auxilia na prática efetiva da docência e na aprendizagem na SAALP. A pesquisa é realizada à luz da Linguística Aplicada, embasada nos pressupostos  do dialogismo, a partir do Círculo de Bakhtin, na teoria histórico-cultural, privilegiando-se os aportes de Vygotsky e Leontiev, e nas concepções de processo de leitura e escrita abordadas por Menegassi (2010a; 2010b). Emprega-se como procedimento de investigação a pesquisa-ação colaborativa, visto que se buscou uma relação colaborativa com um professor da SAALP, auxiliando-o, por meios de diversas ações colaborativas, a refletir sobre a própria prática no trabalho com a língua materna, a construir novos conhecimentos a respeito do processo de leitura e de escrita, a planejar ações em prol da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em SAALP, a alterar as ações cotidianas em sala de aula, a diagnosticar os problemas e os efeitos das mudanças nesse contexto de ensino.  Os resultados das análises demonstram: a) a internalização e a apropriação dos pressupostos teórico-metodológicos concernentes aos processos de leitura e escrita pelo docente; b) o aprimoramento no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos da SAALP;  c) a necessidade de se fornecer ao professor de  SAALP subsídios teóricos e orientações metodológicas quanto ao trabalho com a leitura e a escrita, bem como acompanhar e orientar a sua prática pedagógica  nesse contexto específico de ensino.

Palavras-chave: Processos de leitura e de escrita; formação docente contínua; pesquisa-ação colaborativa; Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa