|
RESUMO |
O LEITOR E O MUNDO: LEITURAS DE ALUNOS DE SÉRIES FINAIS DE CICLO
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo
O presente trabalho trata da análise de questionários de leitura aplicados a 202 alunos da série final do segundo ciclo do ensino fundamental (quarta série) e 210 alunos da série final do quarto ciclo do ensino fundamental (oitava série), pertencentes a nove escolas localizadas no município de Irati-Pr, sendo duas localizadas na área central da cidade, três em bairros próximos e quatro na zona rural. O objetivo geral é diagnosticar a competência leitora de alunos em séries de finais de ciclo em contextos socioeconômico-culturais diferenciados a fim de contribuir com uma reflexão crítica acerca da qualidade de leitura dos alunos do ensino fundamental atendidos no município de Irati-Pr. O trabalho constitui-se de uma base teórica que discute as diferentes perspectivas de leitura dentro dos estudos da linguagem, as implicações de cada concepção de leitura na prática da sala de aula e as limitações de cada uma das perspectivas. Essas discussões sustentam a análise dos questionários de leitura aplicados aos alunos. Os resultados demonstram que predomina nas escolas a concepção de leitura como extração de significados do texto. Assim, os alunos tendem a renunciar as palavras próprias, adquiridas em suas experiências histórico-sócio-culturais, e a valorizar apenas o que o texto lhes diz. Entretanto, parece que há uma tendência de, ao longo da escolaridade, os alunos passarem a conceber a leitura como um ato de atribuição de significados, visto que alunos “extratores” são encontrados, predominantemente, na 4ª série e alunos “atribuidores” são encontrados, em maior número, na 8ª série. Desse modo, os alunos passam a crer que o texto tem pouco a oferecer e que são eles os únicos responsáveis pelos sentidos a serem construídos. Ao privilegiarem o procedimento de extração ou atribuição, a maioria dos alunos apresenta dificuldades na compreensão dos textos. A constatação dessa realidade é preocupante, visto que os problemas de leitura interferem nas demais tarefas curriculares, comprometendo a escolaridade futura e o desempenho desses alunos enquanto cidadãos nas atividades sociais.
Palavras-chave: leitura; diagnóstico; ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi DATA DA DEFESA: 28 de novembro de 2005
BANCA EXAMINADORA: - Prof. Dr. Renilson José Menegassi (orientador - UEM/PLE) - Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Honório (membro - UEM/PLE) - Prof. Dr. Vilson José Leffa (convidado - UCPel/Pelotas-RS) |