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RESUMO

 

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RESUMO

 

O TEATRO DE CHICO BUARQUE NA DIALÉTICA ENTRE O CLÁSSICO E A VIDA SOCIAL: UM ESTUDO EM TORNO DE GOTA D’ÁGUA (1975)

Cláudia de Godoy Braz

claudiagodoybraz@hotmail.com

RESUMO

Esta dissertação, fundamentada na crítica literária materialista, se propõe a estudar a dramaturgia de Chico Buarque enquanto arte de resistência em meio ao contexto sócio-histórico no qual se insere. Em nosso recorte, abordaremos – em níveis formais e temáticos – a peça Gota d’água: uma tragédia brasileira (1975), escrita por Buarque em parceria com Paulo Pontes, por meio da perspectiva épico-dialética e em sua potência enquanto médium-de-reflexão da vida social. Para tanto, se faz oportuna, no primeiro capítulo, uma recuperação histórica que envolve momentos decisivos do processo de modernização do teatro no Brasil, uma vez que a perspectiva épica não é tão somente um recurso de estilo, mas uma dialética entre arte e sociedade que estuda configurações sociais, históricas e estéticas específicas. No segundo capítulo passaremos, quando pertinente, pela tragédia grega (Medeia 431 a.C), de Eurípedes, pela atualização feita por Oduvaldo Vianna Filho no Caso Especial Medéia (1973) e também pela peça Ópera do malandro (1978), de Chico Buarque. Ainda que seja de nosso interesse observar as relações que a peça estabelece com outras obras e mídias, vale salientar que, diferentemente das perspectivas comumente adotadas em trabalhos cuja temática é semelhante, não é o nosso objetivo verificar o que se mantém nas peças de Chico Buarque. Nosso propósito é, entre outros aspectos, estudar o modo como o autor se apropria do material considerado clássico tendo em vista o contexto – e as mazelas – do Brasil. Nos propomos, portanto, a discutir o modo como Chico Buarque promove a recuperação do clássico a partir da localização histórica e política de determinadas questões específicas que pretende discutir em suas obras. Dentro dessa perspectiva, o terceiro e último capítulo analisa a peça de Chico Buarque e Paulo Pontes em diferentes categorias que abarcam espaço, enredo, personagens e gêneros, entre outras. Nesse sentido, utilizaremos apontamentos feitos pelos próprios autores no Prefácio da peça que indicam o objetivo da obra: denunciar e discutir questões sintomáticas de seu tempo histórico, a partir da formalização estética desses materiais.

 

Palavras-chave: Teatro brasileiro; Literatura e sociedade; Teatro Dialético; Chico Buarque.