DEFESAS
RESUMO

 
dissertação completa

QUEM PROPÕE AS TAREFAS DE CASA?

Cláudia Valéria Doná Hila

Esta pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, procurou examinar se a concepção de linguagem como forma de interação, declarada por professores de Português, do ensino fundamental, pertencentes a duas escolas (uma pública e uma privada) do noroeste do Paraná, é a mesma apresentada nas tarefas de casa (TsC) propostas a seus alunos. O referencial teórico partiu da visão interacionista da linguagem e ancorou-se também na Análise do Discurso de linha francesa e nos estudos da Pragmática.

A investigação revelou que no contexto da escola privada as incoerências são mais gritantes, prevalecendo nas tarefas de casa a função memorativa, visando apenas à prescrição de regras. Já no contexto da escola pública, a professora demonstrou, em sala de aula, uma abordagem mais próxima e mais coerente às teorias lingüísticas recentes, permitindo, por vezes, que as crianças se colocassem como enunciadoras de seu próprio discurso, e que a sala de aula, mais do que um local estável e homogêneo, fosse vista em todas as tensões que lhe são próprias. No entanto, a mesma professora, ao propor as tarefas de casa, volta a uma concepção de linguagem fortemente pautada no Estruturalismo, o que compromete o trabalho realizado em sala de aula.

Os dados evidenciaram que, nos dois contextos, as teorias declaradas pelos sujeitos não foram devidamente compreendidas, mas demonstraram também que outras forças colaboraram para o desencontro entre teoria e prática, como a imagem historicamente construída pelos pais e pela direção das escolas em torno do objetivo das aulas de Língua Materna. Nesse sentido, o estatuto das tarefas de casa continua a perpetuar a imagem de uma língua estável, homogênea, tal como preconizado por Saussure.

Guardados os devidos limites, o estudo alerta para a necessidade de os professores de Português assumirem uma prática pedagógica mais reflexiva, o que é possível pelo contato dialógico entre pesquisador e professor, para que a ação, a transformação e a humanização estejam presentes na escola e na própria ciência.

Palavras-chave: Ensino, Língua Materna, Tarefas de Casa.