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TRADIÇÃO E MODERNIDADE NAS IDENTIDADES FEMININAS EM NIHONJIN E SONHOS BLOQUEADOS

 

Clarinda matsuzaki inumaru

clainumaru@gmailcom

 

O presente trabalho analisa os processos da identificação de seis personagens femininas. Três do romanceNihonjin (2011), de Oscar Nakasato, a saber, Kimie, Shizue e Sumie e, também da tríade fictícia de Sonhos bloqueados (1991), de Laura Honda-Hasegawa, respectivamente, Kimiko, Teresa e Érica. Todas são perpassadas por culturas diversas edísparesda sua de origem, então, constantemente, precisam negociar suas posições identitárias neste caldeirão multiétnico brasileiro.Esse estudo é pertinente, pois contempla o entrelaçamento cultural dessas personagens e, principalmente, como vão se adaptando ao novo contexto social. Além disso, a análise das personagens revela a representação do nipo-brasileiro plasmada pela literatura.Para tanto, utilizamos o método de pesquisa que envolve ainvestigação bibliográfica, análises literárias incluindo os teóricos citados abaixoe contextualizações históricas dos sujeitos nipônicos.É axiomático que a imigração seja muito discutida na atualidade. Decorre disso o interesse pelo fenômeno da diáspora japonesa no Brasil. Essa diásporaprovocou mudanças na identidade do sujeito nipônico que se deslocou do Japão ao Brasil, e fez surgir um novo tipo de identidade, a identidade nipo-brasileira. Assim, temos por objetivo, analisar os distintos e diversos processos de identificação das personagens em questão e como suas identidades são construídas ou modificadas como passar das gerações.Também, comparar como cada romance identifica as personagens femininas. Dessa forma, acreditamos poder responder à questão: como é e em que direção caminha a mulher nikkeina literatura.A fim de entendermos esses complexos processos identitários, nos basearemos nas teorias de identidade, alteridade, diáspora, feminismo e estudos pós-coloniais de Stuart Hall (2003, 2006), AvtarBrah (2002), Bill Ashcroft (2001, 2007), entre outros.

 

palavras-chave: Identidade;OscarFussatoNakasato; Laura Honda-Hasegawa

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