DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa

O Intervir das Águas: a presença do outro na construção do

discurso lítero-pedagógico de Rubem Alves

 

Celso Jorge Martins

celso.martins@ejanet.com.br

 

Neste trabalho de investigação lingüística, analisamos a presença da voz do outro na construção de um discurso, considerando aspectos pertinentes às vozes evocadas, à heterogeneidade enunciativa, e ao discurso relatado e seus modalizadores. Procedemos à análise a partir da perspectiva teórica dos estudos de Bakhtin, Maingueneau, Authier-Revuz e outros, focalizando especificamente as estratégias e os processos utilizados por Rubem Alves, na construção de seu discurso lítero-pedagógico. Justificamos nosso trabalho no fluente trânsito, nos meios educacionais, da produção escrita desse autor, voltada à filosofia da educação. Como corpus de análise, delimitamos dois livros do autor em questão: Conversas com quem gosta de ensinar e A alegria de ensinar. Metodologicamente, dividimos a dissertação em duas partes, sendo a primeira dedicada ao entendimento das balizas teóricas norteadoras de nossas análises, e a segunda, à compreensão e análise de aspectos do corpus. A importância deste trabalho está no desenvolvimento e aplicação de teorias lingüísticas direcionadas ao ensino-aprendizagem de línguas, bem como na busca de subsídios para estudos textuais e discursivos, possibilitando análises críticas sobre o funcionamento da linguagem. Os resultados da análise evidenciam a eficiência com que o autor constrói um discurso pretensamente literário que, autorizado pelo outro, mascara aspectos próprios da subjetividade de Rubem Alves e sua intencionalidade em inculcar seu pensamento ao leitor.

 

Palavras-chave: construção discursiva; heterogeneidade enunciativa; discurso relatado; modalização discursiva; ensino-aprendizagem de línguas.