|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
CAMPO E CIDADE: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES TEXTO-IMAGEM EM CESÁRIO VERDE E EM CAMILLE PISSARRO MARINOTTI, Célia Soaresceliasoaresbr@yahoo.com.brRESUMO
O poeta português José Joaquim Cesário Verde (1855-1886) foi um artista que revelou o seu momento histórico por meio de sua poesia, uma rica sensibilidade que pode ser estudada a partir de um Romantismo decadente a um Realismo irônico, juntando-se uma nota de pessimismo advinda de seu ceticismo. Sua obra envolve também a morbidez do Naturalismo, apresentando características do Impressionismo e uma antecipação do Surrealismo. Sua poesia assume várias formas e tonalidades, características que o incluem entre os parnasianos, os simbolistas e os precursores do Modernismo, fatores que impedem classificar sua poesia a uma única categorização. A poesia praticada por Cesário Verde leva o leitor a assumir diante da realidade uma visão mais livre e desimpedida, capaz de compreendê-la em sua novidade, resultando o interesse pelo cotidiano não limitado à cidade, mas voltado para a realidade campestre, que divide terreno com a civilização. A temática do campo e da cidade constitui-se na proposta de uma evidente fuga para o campo, buscando além de uma vida saudável, força para viver. A obra de Cesário Verde já foi estudada nos aspectos da poetização do real; da dicotomia cidade/campo; da presença da mulher; da importância da representação do cotidiano na poesia de Cesário Verde, ressaltando sua linguagem e estilo. A nossa proposta, porém, busca identificar a relação campo-cidade, estabelecendo-se um paralelo com a estética impressionista, correspondente literária da “pintura ao vivo” preconizada por Manet, Degas, entre outros. Dentre os impressionistas destacamos Camille Pissarro (1830-1903), artista francês considerado o “pintor da terra”, que descreve ao longo de sua carreira, campos lavrados e paisagens campestres, aldeias sonolentas e também cidades agitadas, identificando-se com a proposta poética de Cesário Verde. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos da Literatura Comparada, do gênero lírico e da leitura da imagem. Foram discutidas as ideias de Carvalhal, Coutinho e Nitrini; Aguiar e Silva, Bosi e Judice; Jolly e Rufach, Pena e Toá. Os resultados obtidos foram provenientes da Literatura Comparada com a obra poética de Cesário Verde e as telas de Camille Pissarro que confirmam a possibilidade de leitura. Palavras-Chave: Cesário Verde; Camille Pissarro; Campo e Cidade.
|