|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
LETRAMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A RETENÇÃO DE ALUNOS NA 5ª SÉRIE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO DE IGUATEMI - MARINGÁ/PR
Célia da Silva Oliveira Haas
Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender, através da análise dos dados coletados em um colégio da Rede Pública Estadual, localizado no distrito de Iguatemi, município de Maringá-PR, o processo de aprendizagem e retenção de alunos na quinta série do Ensino Fundamental. Para atingir tal objetivo, realizamos o levantamento do referencial teórico pautando-nos na teoria sobre letramento social (Cook-Gumperz, 1991; Kleiman, 1995) e sobre Avaliação Educacional (Ludke,1986; Antunes, 2003), observando como questões de alfabetização, letramento, leitura, escrita e avaliação são relevantes na interação professor-aluno em ambientes institucionais. Os dados foram gerados a luz da pesquisa qualitativa interpretativa. Para a coleta dos dados, nos valemos de alguns procedimentos da pesquisa etnográfica (Erickson, 1989); realizamos trabalho de campo; coleta de avaliação escrita no final do ano de 2005; aplicação de um questionário em 2006, a uma componente da equipe pedagógica, a duas professoras do ensino de língua materna, a treze alunos retidos na quinta série no ano letivo de 2005, e aos pais dos alunos envolvidos na pesquisa; entrevista semi-estruturada; e coleta de textos produzidos pelos alunos envolvidos na pesquisa. Os dados levantados para a realização desta pesquisa apontam que a prática da leitura não tem sido constante na sala de aula e, quando ocorre, o papel do professor acaba sendo o de apresentador do texto e raramente o de mediador entre o texto e o aluno. Os alunos dificilmente apresentam outras práticas de letramento na sala de aula, pois a escola se preocupa apenas com o letramento escolar; outras práticas de letramento não são reconhecidas. A concepção de letramento norteadora do trabalho nesta sala de aula é a de letramento autônomo (Kleiman, 1995). Para o aluno, a escrita na escola tem como função o cumprimento de uma avaliação, ele escreve para atender as exigências do professor. O processo de interação do professor com o texto do aluno não acontece, já que o texto é dado como pronto, acabado. O sistema de avaliação utilizado nesta escola é a formativa, visto que há um processo de seleção e classificação dos alunos no final do ano letivo. Por fim, os dados mostram que a escola precisa repensar o processo de avaliação e deixar claro para o aluno o que será avaliado e como ele será avaliado.
Palavras-chave: Letramento; Escrita; Retenção. |