DEFESAS
RESUMO

 

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LETRAMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A RETENÇÃO DE ALUNOS NA 5ª SÉRIE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO DE IGUATEMI - MARINGÁ/PR

 

Célia da Silva Oliveira Haas

Célia-haas@ig.com.br

 

Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender, através da análise dos dados coletados em um colégio da Rede Pública Estadual, localizado no distrito de Iguatemi, município de Maringá-PR, o processo de aprendizagem e retenção de alunos na quinta série do Ensino Fundamental. Para atingir tal objetivo, realizamos o levantamento do referencial teórico pautando-nos na teoria sobre letramento social (Cook-Gumperz, 1991; Kleiman, 1995) e sobre Avaliação Educacional (Ludke,1986; Antunes, 2003), observando como questões de alfabetização, letramento, leitura, escrita e avaliação são relevantes na interação professor-aluno em ambientes institucionais. Os dados foram gerados a luz da pesquisa qualitativa interpretativa. Para a coleta dos dados, nos valemos de alguns procedimentos da pesquisa etnográfica (Erickson, 1989); realizamos trabalho de campo; coleta de avaliação escrita no final do ano de 2005; aplicação de um questionário em 2006, a uma componente da equipe pedagógica, a duas professoras do ensino de língua materna, a treze alunos retidos na quinta série no ano letivo de 2005, e aos pais dos alunos envolvidos na pesquisa; entrevista semi-estruturada; e coleta de textos produzidos pelos alunos envolvidos na pesquisa. Os dados levantados para a realização desta pesquisa apontam que a prática da leitura não tem sido constante na sala de aula e, quando ocorre, o papel do professor acaba sendo o de apresentador do texto e raramente o de mediador entre o texto e o aluno. Os alunos dificilmente apresentam outras práticas de letramento na sala de aula, pois a escola se preocupa apenas com o letramento escolar; outras práticas de letramento não são reconhecidas. A concepção de letramento norteadora do trabalho nesta sala de aula é a de letramento autônomo (Kleiman, 1995). Para o aluno, a escrita na escola tem como função o cumprimento de uma avaliação, ele escreve para atender as exigências do professor. O processo de interação do professor com o texto do aluno não acontece, já que o texto é dado como pronto, acabado. O sistema de avaliação utilizado nesta escola é a formativa, visto que há um processo de seleção e classificação dos alunos no final do ano letivo. Por fim, os dados mostram que a escola precisa repensar o processo de avaliação e deixar claro para o aluno o que será avaliado e como ele será avaliado.

 

Palavras-chave: Letramento; Escrita; Retenção.