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RESUMO

 

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RESUMO

 

 MATERIALIDADES AUDIOVISUAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DISCURSIVA PARA O ENSINO MÉDIO

 

Caroline Adriana Mendes Burach

carolmendes0109@gmail.com

 

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de leitura discursiva, voltada para o 3º ano do Ensino Médio, com base em duas materialidades fílmicas, a saber: o curta-metragem Vida Maria e o documentário Severinas, à luz dos conceitos proposto por Michel Pêcheux (1988) e por Orlandi (1982), pesquisadora que dá seguimento e apresenta novos olhares à Análise de Discurso de linha francesa pecheuxtiana, doravante AD. Vale destacar que a AD considera como discurso os efeitos de sentidos produzidos na relação entre os sujeitos. Não se trata de uma relação de sujeitos empíricos, mas de posições sócio-ideológicas construídas nos movimentos da história. Em termos de momentos do meu percurso de pesquisa, numa primeira etapa, empreendo uma análise prévia à leitura acerca das materialidades visuais escolhidas para compor nossa proposta de leitura voltada para o Ensino Médio (SERRANI, 2005; BAGHIN-SPINELLI, 1998), na tentativa de trabalhar com as possibilidades de leitura do material e de formular atividades nas quais pudesse trabalhar a imbricação verbal e visual constitutiva do material selecionado. Minha proposta discursiva de leitura de vídeos (um curta e um documentário), voltada para um Ensino médio, constitui-se em práticas de leitura de imagens recortadas das materialidades fílmicas selecionadas para estudo a partir das quais trabalhamos “possibilidades de leitura” ante interpretações possíveis, contemplando, também, os movimentos de deslizamentos de sentidos. Nas atividades formuladas, busquei dar visibilidade à opacidade do dizer/imagem com base na construção de paráfrases plausíveis a partir de recortes de cenas capturadas das materialidades fílmicas, o que possibilitou relativizar a evidência de um sentido único e transparente e dar escuta às derivas possíveis. De modo preliminar, o investimento em conceitos da AD e na proposta multidimensional-discursiva de Serrani (2005) me permitiu uma ancoragem analítica na qual as atividades de leitura produziram deslocamentos em relação a uma visão de língua tomada como um mero instrumento de comunicação. Meu esforço foi o de justamente produzir práticas e gestos de leitura em que a opacidade e a contradição da imagem fossem vistas como aspectos produtivos e instigantes, pensando possíveis encaminhamentos ao professor de línguas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Análise do Discurso; Leitura discursiva; Proposta multidimensional-discursiva para 3º ano do Ensino Médio.

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