DEFESAS
RESUMO

 

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a presença do espaço sagrado e da paisagem em cantigas de santa maria, de dom alfonso x:

ESTUDO DO TEXTO E DA IMAGEM

 

Carlos Henrique Durlo

carlos.durlo@gmail.com

 

RESUMO

As Cantigas de Santa Maria, obra poética do século XIII, cuja autoria é designada a Dom Alfonso X, o Rei Sábio, apresentam-nos diversos santuários, verdadeiros espaços sagrados, nos quais Santa Maria realizou incontáveis milagres relatados nos textos poéticos e nas representações de imagens denominadas iluminuras. O objetivo da presente dissertação é apresentar um estudo das cantigas de milagre (miragre) e das imagens (iluminuras), cujo ponto de partida é a relevância dos diversos espaços sagrados como divulgadores da fé e dos feitos miraculosos de Maria, considerados como produtores de sentido e reveladores dos milagres recebidos em diversas cidades localizadas em Portugal e na Espanha. A leitura interpretativa dos milagres estrutura-se nos textos poéticos do rei trovador e na releitura dos miniaturistas, que atestam a veracidade da narrativa poética e revelam a constituição do espaço e da paisagem existentes nos santuários. Apresentam paisagens, jardins de mosteiros, personagens e animais que receberam milagres da Virgem, além dos fiéis, sempre presentes no interior dos santuários, em atitude de louvor e veneração da imagem da Virgem com o Menino Jesus nos braços. As cinquenta e nove cantigas que compõem o nosso corpus foram selecionadas e extraídas dos quatro volumes da edição organizada por Walter Mettmann (1959-1972). As vinte e seis iluminuras pertencem à edição fac-símile do Códice Rico (Escorial, T.I.1), pesquisadas na Biblioteca da PUC Minas – campus Coração Eucarístico. Para a leitura e análise do espaço sagrado e da paisagem, selecionamos sete santuários: Santa Maria de Terena e Évora, localizados em Portugal. Os santuários de Santa Maria Vila do Porto, Santa Maria de Salas, Santa Maria Vila-Sirga, Santa Maria de Toledo e Santa Maria de Monssarrat, na Espanha. Para a composição dos cinco capítulos da dissertação, fizemos uma pesquisa bibliográfica que, primeiramente, registrou o período histórico da composição das Cantigas de Santa Maria, em seguida, o estudo da questão dos gêneros literários e da poesia lírica, os conceitos sobre a imagem, especificamente as iluminuras e uma bibliografia crítica de autores que estudam as cantigas.  Entre os autores estudados, apoiamo-nos teoricamente nas reflexões de Alfonso X (1843), Ângela Vaz Leão (2007, 2011, 2015, 2016), Antonio Candido (2006), Alfredo Bosi (1996, 2015), William Carrol Bark (1966), Jérôme Baschet (2006), Johan Huizinga (2010), Jacques Le Goff (2013), Antonio Dimas (1985), Ozíris Borges Filho (2007, 2009, 2015), Yi-Fu Tuan (2013), Michel Collot (2013, 2015), Anne Cauquelin (2007) e Alberto Manguel (2001).

 

Palavras-chave: Cantigas de Santa Maria; Milagres; Espaço Sagrado; Iluminuras.

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