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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
a presença do espaço sagrado e da paisagem em cantigas de santa
maria, de dom alfonso x: ESTUDO DO TEXTO E DA IMAGEM Carlos Henrique Durlo carlos.durlo@gmail.com RESUMO As Cantigas de Santa Maria, obra poética do
século XIII, cuja autoria é designada a Dom Alfonso X, o Rei Sábio,
apresentam-nos diversos santuários, verdadeiros espaços sagrados, nos quais
Santa Maria realizou incontáveis milagres relatados nos textos poéticos e nas
representações de imagens denominadas iluminuras. O objetivo da presente dissertação
é apresentar um estudo das cantigas de milagre (miragre) e das imagens (iluminuras), cujo ponto de partida é a
relevância dos diversos espaços sagrados como divulgadores da fé e dos feitos
miraculosos de Maria, considerados como produtores de sentido e reveladores dos
milagres recebidos em diversas cidades localizadas em Portugal e na Espanha. A
leitura interpretativa dos milagres estrutura-se nos textos poéticos do rei
trovador e na releitura dos miniaturistas, que atestam a veracidade da narrativa
poética e revelam a constituição do espaço e da paisagem existentes nos
santuários. Apresentam paisagens, jardins de mosteiros, personagens e animais
que receberam milagres da Virgem, além dos fiéis, sempre presentes no interior
dos santuários, em atitude de louvor e veneração da imagem da Virgem com o
Menino Jesus nos braços. As cinquenta e nove cantigas que compõem o nosso corpus foram selecionadas e extraídas
dos quatro volumes da edição organizada por Walter Mettmann (1959-1972). As
vinte e seis iluminuras pertencem à edição fac-símile
do Códice Rico (Escorial, T.I.1), pesquisadas na Biblioteca da PUC Minas – campus Coração Eucarístico. Para a
leitura e análise do espaço sagrado e da paisagem, selecionamos sete
santuários: Santa Maria de Terena e Évora, localizados em Portugal. Os
santuários de Santa Maria Vila do Porto, Santa Maria de Salas, Santa Maria
Vila-Sirga, Santa Maria de Toledo e Santa Maria de Monssarrat, na Espanha. Para
a composição dos cinco capítulos da dissertação, fizemos uma pesquisa bibliográfica
que, primeiramente, registrou o período histórico da composição das Cantigas de Santa Maria, em seguida, o
estudo da questão dos gêneros literários e da poesia lírica, os conceitos sobre
a imagem, especificamente as iluminuras e uma bibliografia crítica de autores
que estudam as cantigas. Entre os
autores estudados, apoiamo-nos teoricamente nas reflexões de Alfonso X (1843),
Ângela Vaz Leão (2007, 2011, 2015, 2016), Antonio Candido (2006), Alfredo Bosi (1996,
2015), William Carrol Bark (1966), Jérôme Baschet (2006), Johan Huizinga
(2010), Jacques Le Goff (2013), Antonio Dimas (1985), Ozíris Borges Filho
(2007, 2009, 2015), Yi-Fu Tuan (2013), Michel Collot (2013, 2015), Anne
Cauquelin (2007) e Alberto Manguel (2001). Palavras-chave: Cantigas de Santa Maria; Milagres; Espaço
Sagrado; Iluminuras. . .
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