|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
CARACTERIZAÇÃO
DOS COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DA PROVA DE REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UEM Carla Catarina Silva carlacatarina.s@gmail.com Esta
pesquisa busca analisar os comandos da Prova de Redação do Vestibular da
Universidade Estadual de Maringá (UEM), oferecidos pelas provas que compreendem
o período entre 2008, em que se iniciou a aplicação de gêneros textuais como
avaliação, e 2016, de forma a apresentar como os elementos das condições de
produção dialógicas configuram a prova. Abordamos os Vestibulares de todas as
modalidades da UEM, regular, EAD e PAS. O objetivo geral do trabalho é
caracterizar os comandos de produção textual da Prova de Redação do Concurso
Vestibular da UEM. Como objetivos específicos delimitamos: a) identificar os
elementos que compõem um comando de produção textual a partir do pressuposto do
dialogismo; b) sistematizar os elementos que compõem o comando de produção
textual; c) compreender como a teoria do dialogismo subsidia os comandos de
produção textual. Para tanto, adotamos um estudo de natureza qualitativa de
base interpretativa, com auxílio da perspectiva quantitativa para ajudar a
encontrar regularidades nas análises. Consideramos, assim, a quantidade de
ocorrências analisadas, descrevemos e interpretamos os dados. A análise é
realizada por meio da investigação, no montante final de 91 propostas de
produção textual, de cada um dos elementos que compõem as condições de
produção: finalidade, interlocutor, gênero discursivo, circulação social,
suporte textual e posição do autor, nesta ordem de apresentação. Eles são
verificados separadamente e ao final sistematizamos todas as análises. De
maneira geral, os resultados demonstram que os comandos, caracterizados como
gêneros discursivos, apresentam os elementos das condições de produção
dialógicas. A finalidade e o gênero textual estão presentes em todos os 91
casos analisados, o suporte textual real, o interlocutor, a circulação social,
a posição do autor e o suporte textual virtual encontram-se, respectivamente em
90, 84, 83, 81 e 63 exemplares. Entendemos que, para uma melhor composição do
comando de produção textual, o gênero textual e o suporte textual real precisam
estar explícitos, enquanto o interlocutor, o suporte virtual, a posição do
autor e a finalidade, ainda que a explicitação desta seja mais oportuna, podem
se apresentar explicitamente ou por inferência. Quanto à circulação social,
para estar bem definida, precisa de informações que levem à identificação dos
três aspectos que a compõem. A falta de um ou mais deles configura menor
precisão deste elemento. A partir dos resultados levantados esperamos
contribuir com o trabalho de elaboração das provas de Redação de Vestibular e,
a partir disso, contribuir possivelmente com o ensino no que diz respeito à
orientação e avaliação de produção textual em sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Vestibular; Redação; Comandos de produção
textual; Condições de produção; Avaliação escrita de Redação. . .
|