DEFESAS
RESUMO

 

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CARACTERIZAÇÃO DOS COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DA PROVA DE REDAÇÃO DO VESTIBULAR DA UEM

 

Carla Catarina Silva

carlacatarina.s@gmail.com

 

Esta pesquisa busca analisar os comandos da Prova de Redação do Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), oferecidos pelas provas que compreendem o período entre 2008, em que se iniciou a aplicação de gêneros textuais como avaliação, e 2016, de forma a apresentar como os elementos das condições de produção dialógicas configuram a prova. Abordamos os Vestibulares de todas as modalidades da UEM, regular, EAD e PAS. O objetivo geral do trabalho é caracterizar os comandos de produção textual da Prova de Redação do Concurso Vestibular da UEM. Como objetivos específicos delimitamos: a) identificar os elementos que compõem um comando de produção textual a partir do pressuposto do dialogismo; b) sistematizar os elementos que compõem o comando de produção textual; c) compreender como a teoria do dialogismo subsidia os comandos de produção textual. Para tanto, adotamos um estudo de natureza qualitativa de base interpretativa, com auxílio da perspectiva quantitativa para ajudar a encontrar regularidades nas análises. Consideramos, assim, a quantidade de ocorrências analisadas, descrevemos e interpretamos os dados. A análise é realizada por meio da investigação, no montante final de 91 propostas de produção textual, de cada um dos elementos que compõem as condições de produção: finalidade, interlocutor, gênero discursivo, circulação social, suporte textual e posição do autor, nesta ordem de apresentação. Eles são verificados separadamente e ao final sistematizamos todas as análises. De maneira geral, os resultados demonstram que os comandos, caracterizados como gêneros discursivos, apresentam os elementos das condições de produção dialógicas. A finalidade e o gênero textual estão presentes em todos os 91 casos analisados, o suporte textual real, o interlocutor, a circulação social, a posição do autor e o suporte textual virtual encontram-se, respectivamente em 90, 84, 83, 81 e 63 exemplares. Entendemos que, para uma melhor composição do comando de produção textual, o gênero textual e o suporte textual real precisam estar explícitos, enquanto o interlocutor, o suporte virtual, a posição do autor e a finalidade, ainda que a explicitação desta seja mais oportuna, podem se apresentar explicitamente ou por inferência. Quanto à circulação social, para estar bem definida, precisa de informações que levem à identificação dos três aspectos que a compõem. A falta de um ou mais deles configura menor precisão deste elemento. A partir dos resultados levantados esperamos contribuir com o trabalho de elaboração das provas de Redação de Vestibular e, a partir disso, contribuir possivelmente com o ensino no que diz respeito à orientação e avaliação de produção textual em sala de aula.

 

PALAVRAS-CHAVE: Vestibular; Redação; Comandos de produção textual; Condições de produção; Avaliação escrita de Redação.

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