DEFESAS
RESUMO

 

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

LITERATURA E IDENTIDADE: A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA

 PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE MARINGÁ

 

Camila de Souza Fernandes

dilligo@hotmail.com

 

Esta dissertação relata resultados da participação da autora no projeto de pesquisa Literatura, Leitura e Escrita: a ressignificação da identidade de indivíduos em situação de exclusão social, que propunha a realização de oficinas de leitura e produção textual com os detentos da Penitenciária Estadual de Maringá. O objetivo principal foi verificar de que maneira sujeitos que vivem em situação fora da habitual realizam a leitura do texto literário e como o trabalho diferenciado com esse material contribui para a reflexão, a crítica e o resgate da identidade dessas pessoas. Neste trabalho, que se constitui num recorte do Projeto maior, a meta é analisar o material produzido pelos detentos durante a realização das oficinas de leitura e escrita, no que concerne à proposta para a 2ª oficina, cujo tema central foi “juventude”, a fim de verificar a recepção do texto literário. O embasamento teórico para a consolidação da pesquisa se constitui de Teorias da Leitura, tanto a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss, para quem a obra é condicionada pela relação dialógica entre literatura e leitor, quanto a Sociologia da Leitura, que trata do leitor em sua coletividade. Utilizamos, ainda, a proposta metodológica de Hans Kügler que privilegia a interação texto e leitor. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa fenomenológica de cunho participativo, pois não houve preocupação com a quantidade da amostragem, mas com a verificação de um determinado fenômeno em um contexto específico. O cotejo dos dados obtidos na análise dos questionários aplicados, dos textos e das produções criativas demonstrou que a literatura é um lugar onde as pessoas podem se reencontrar como cidadãs, já que, por meio dela, ganham voz; e a metodologia contribui para a formação do leitor, respeitando os pressupostos teóricos utilizados.

 

Palavras-chave: Literatura e Leitura; Recepção; Identidade.