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RESUMO |
A PRESENÇA DO HELENISMO DE RICARDO REIS E DA VISÃO DO MUNDO GREGO CLÁSSICO NA POESIA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Camila Garcia Scramim
Ao longo da década de 30, em Portugal, surgiu um movimento de revalorização do Realismo ao qual se denominou Neo-realismo. Esse novo realismo apresentou como característica básica uma nova focalização da realidade portuguesa. Esclarece Lopes (s/d, p. 1083) que o Neo-Realismo é uma tendência onde se salientam certas concepções marxistas dos anos 30 a 50, mas em cujas águas confluem, tal como delas também derivam, outras tendências mais antigas ou recentes ao sabor das condições gerais dominantes. As alternativas que, em poesia, sugiram a partir desse movimento fundamentavam-se, em geral, no princípio de autonomia da arte. Foi o que se pôde verificar em um grupo de poetas que evoluiu do ecletismo ao idealismo para seguir, por meio de variadas aproximações, afastamentos e agregações individuais, oscilando entre as tendências neo-realistas, mescladas com pressupostos do surrealismo. Dentre os poetas que compuseram esse grupo, destaca-se Sophia de Mello Breyner Andresen, objeto de estudo dessa pesquisa. Sophia de Mello Breyner Andresen é representante da poesia portuguesa contemporânea cuja qualidade literária da obra poética é revelada pela grande quantidade de premiações recebidas, dentre elas, em 1999, o Prêmio Camões, um dos mais importantes prêmios de Portugal. A presente pesquisa se justifica devido à escassez de estudos sobre a sua poesia, constituindo-se, dessa forma, numa contribuição às investigações sobre a obra de uma escritora de renome no panorama geral da Literatura Portuguesa. O objetivo da dissertação é verificar na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, especificamente, nas obras Dual e O nome das coisas, as intertextualidades existentes do classicismo poético de Fernando Pessoa, no heterônimo Ricardo Reis e a influência da cultura grega, configurando a sua intencionalidade ideológica ao recuperar esses elementos em sua obra. A análise dos poemas foi realizada com base no método comparativo. Primeiramente, fez-se uma análise estrutural do corpus escolhido, verificando os elementos que compõem o texto poético, tais como: métrica, rima, figuras de linguagem entre outros subsídios. Em seguida, uma pesquisa bibliográfica sobre mitologia grega como subsídio para interpretar a intenção ideológica de Sophia ao recuperar certos mitos gregos. A leitura das odes de Ricardo Reis corrobora na verificação de como Sophia as recupera e com qual intenção, propiciando uma reflexão sobre os conceitos de influência, imitação e originalidade.
Palavras-chave: poesia; literatura comparada; literatura portuguesa contemporânea.
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