DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa

 

A PRESENÇA DO HELENISMO DE RICARDO REIS E DA VISÃO DO MUNDO GREGO CLÁSSICO NA POESIA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

 

Camila Garcia Scramim

camilascramim@hotmail.com

 

Ao longo da década de 30, em Portugal, surgiu um movimento de revalorização do Realismo ao qual se denominou Neo-realismo. Esse novo realismo apresentou como característica básica uma nova focalização da realidade portuguesa. Esclarece Lopes (s/d, p. 1083) que o Neo-Realismo é uma tendência onde se salientam certas concepções marxistas dos anos 30 a 50, mas em cujas águas confluem, tal como delas também derivam, outras tendências mais antigas ou recentes ao sabor das condições gerais dominantes. As alternativas que, em poesia, sugiram a partir desse movimento fundamentavam-se, em geral, no princípio de autonomia da arte. Foi o que se pôde verificar em um grupo de poetas que evoluiu do ecletismo ao idealismo para seguir, por meio de variadas aproximações, afastamentos e agregações individuais, oscilando entre as tendências neo-realistas, mescladas com pressupostos do surrealismo. Dentre os poetas que compuseram esse grupo, destaca-se Sophia de Mello Breyner Andresen, objeto de estudo dessa pesquisa. Sophia de Mello Breyner Andresen é representante da poesia portuguesa contemporânea cuja qualidade literária da obra poética é revelada pela grande quantidade de premiações recebidas, dentre elas, em 1999, o Prêmio Camões, um dos mais importantes prêmios de Portugal. A presente pesquisa se justifica devido à escassez de estudos sobre a sua poesia, constituindo-se, dessa forma, numa contribuição às investigações sobre a obra de uma escritora de renome no panorama geral da Literatura Portuguesa. O objetivo da  dissertação é verificar na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, especificamente, nas obras Dual e O nome das coisas, as intertextualidades existentes do classicismo poético de Fernando Pessoa, no heterônimo Ricardo Reis e a influência da cultura grega, configurando a sua intencionalidade ideológica ao recuperar esses elementos em sua obra. A análise dos poemas foi realizada com base no método comparativo. Primeiramente, fez-se uma análise estrutural do corpus escolhido, verificando os elementos que compõem o texto poético, tais como: métrica, rima, figuras de linguagem entre outros subsídios. Em seguida,  uma pesquisa bibliográfica sobre mitologia grega como subsídio para interpretar a intenção ideológica de Sophia ao recuperar certos mitos gregos. A leitura das odes de Ricardo Reis corrobora na verificação de como Sophia as recupera e com qual intenção, propiciando uma reflexão sobre os conceitos de influência, imitação e originalidade.

 

Palavras-chave: poesia; literatura comparada; literatura portuguesa contemporânea.