DEFESAS
RESUMO

 

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MULTILETRAMENTOS EM CONTEXTO DE ESCOLA PÚBLICA: LINGUAGEM E SENTIDOS NAS E SOBRE AS REDES SOCIAIS

Bruno Ciavolella

brunociavolella@hotmail.com

 

RESUMO

Este trabalho tem por tema o ensino de Língua Portuguesa, com foco na inserção de práticas pedagógicas que contemplem os multiletramentos. Embora a tecnologia digital esteja inserida cada vez mais no cotidiano das pessoas, tornando-se parte de culturas locais, observa-se, ainda, que são poucas as práticas pedagógicas que objetivam promover os multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa. Esse cenário reforça a necessidade de iniciativas que contemplem o trabalho com os multiletramentos tanto no âmbito escolar, por meio de práticas pedagógicas, quanto no acadêmico, por meio de pesquisas. Considerando essas lacunas, esta dissertação tem por objetivo geral analisar como os encontros propostos, por meio de uma pesquisa-ação que privilegiou os multiletramentos, (re)significaram o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, esta pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa-ação, tendo como objeto de ação o desenvolvimento uma prática pedagógica em uma escola estadual do Paraná, em uma turma do oitavo ano, composta por 31 alunos. A prática pedagógica teve, como objeto de ensino, os multiletramentos da rede social Facebook. Organizada em dois momentos, a prática pedagógica, inicialmente, promoveu a discussão sobre o reconhecimento dos significados locais atribuídos às redes sociais. No segundo momento, com o objetivo de refletir sobre a construção de sentidos e de identidade no Facebook, a prática consistiu em atividades de leitura que visavam discutir as representações sociais que podem ser feitas por meio de um perfil pessoal, no caso da fanpage Homer Corintiano. O quadro teórico é constituído pela concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin, pela abordagem antropológica e cultural de letramento, segundo os Novos Estudos sobre o Letramento (STREET, 2003, 2007, 2010, 2014), e pela teoria dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; ROJO, 2013, 2013). Os resultados mostram, sobre o envolvimento dos estudantes com as práticas multiletradas da cultura digital, a utilização prioritariamente da rede social Facebook, espaço de atuação e expressão desses adolescentes na sociedade, constituindo-se como um importante aspecto na constituição de suas vidas juvenis. Na análise das respostas às atividades de leitura da prática pedagógica, evidencia-se que as atividades oportunizaram um espaço de construção de sentido no qual foi possível observar, dentre os tipos de manifestações de compreensão responsivas, predominantemente, respostas em processo de construção autônoma, bem como respostas críticas, demonstrando, assim, engajamento dos alunos no jogo interlocutivo proposto. Contudo, em algumas das questões de leitura, observamos respostas reprodutivas, o que indica, ainda, a dificuldade de fazer com que as atividades de leitura, em sala de aula, ultrapassem as barreiras da escola, constituindo em uma atividade plena de construção de sentido e de cidadania.

 

Palavras-chave: Multiletramentos; Cultura digital; Língua Portuguesa;

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