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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
EM
BUSCA DA IMAGO DA ARTE EM COMPOSIÇÕES VISUAIS-MEME DA PÁGINA ARTES
DEPRESSÃO Bruno
Arnold Pesch Nesta pesquisa,
constituída nas fronteiras da Arte, da Análise de Discurso e da Psicanálise,
procura-se analisar discursivamente as composições visuais-memeda página do Facebook
Artes Depressão, buscando observar nos detalhes do encontro entre uma
atualidade e uma memória, a maneira que a imago da arte irrompe, entrelaçando a
cultura e o social. Tal formulação imago
da arte é compreendida nesta dissertação como imagens/representações
inconscientes que sustentam o fazer e o dizer do/sobre/acerca do artístico. O corpus é composto por quatro composições
visuais-meme da página do FacebookArtes Depressão, que em seu
conteúdo versam sobre um evento social que ocorreu no segundo semestre de 2017,
o cancelamento da exposição Queermuseu:
cartografias da diferença na arte brasileira. As composições visuais-meme são construídas pela imbricação de
uma imagem-visual de uma obra de arte e de determinada formulação verbal, esta
que desloca a imagem-visual da arte das condições de produção em que foi
produzida, inscrevendo-a em um contexto sócio-histórico outro, na tensão do
encontro entre memória e atualidade (alusão a PÊCHEUX, 1997). Nas/pelas
observações dos pequenos detalhes que compõem o conjunto do material tomado
para análise, procura-se responder à pergunta norteadora da investigação, que
indaga: Como no encontro de uma
atualidade (inscrições verbais imbricadas nas formulações visuais) e de uma
memória (que se materializa nas imagens-visuais de obras de arte e em
inscrições verbais que se põem em relação com elas), a imago da arte irrompe,
entrelaçando e tensionando a cultura e o social em seu funcionamento
discursivo? É, portanto, pelo movimento de observação teórico-analítica do
ponto de encontro entre uma atualidade e uma memória nas composições visuais-meme que se vê emergir a potência da
imago. Tal potência promove, pelo deslizamento de sentidos, efeitos do
artístico no trabalho com o humor e a ironia no embate com o social. Justamente
na composição que o sentido de depressão,
de Artes Depressão, é recuperado
(na/pela reinscrição) constantemente na composição visual-meme. A depressão, nesse movimento, coloca e retira o sujeito do
lugar de “desânimo”, de “profunda tristeza”. Simultaneamente, ela joga com o
evento de social “doente”, que “sofre”, de um social (des)regrado, pelo emprego do humor e ironia. .
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