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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
DISCURSO
E ENSINO: CAPAS DE DISCO DE RAP EM PROPOSTAS DE LEITURA Bruna Caires Delgado RESUMO Este trabalho tem
como objetivo apresentar propostas de práticas de leitura discursiva passíveis
de serem implementadas em um nono ano do Ensino Fundamental. A Análise de
Discurso de linha francesa é tomada nesta dissertação teoricamente ao mesmo
tempo em que ilumina os gestos analíticos, no sentido de pensar a leitura como
prática de linguagem. A justificativa pela proposta discursiva se pauta no fato
de que acreditamos que as aulas de leitura de Língua Portuguesa podem ser
espaços de efetivação da autoria. Também, acreditamos que a escola seja um
lugar para uma “cultura no plural”, que as aulas de Língua Portuguesa podem se
aproximar – em termos de conteúdo – da realidade dos alunos. Para tanto,
propomos atividades que trazem textualizações advindas do Movimento Hip-Hop. Capas de discos de rap nacional, dos anos 80 aos anos 2010, formam o corpus desta dissertação: Caixinha
de Surpresa (1992) de Pepeu, Escolha
o seu Caminho (1992) de Racionais MC’s, Rap
é Compromisso (2000) de Sabotage, Cores
e Valores (2014) de Racionais MC’s e Sobre
Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa (2015) de Emicida. Tais capas
e grupos/rappers formam o corpus desta pesquisa por serem
consideradas expoentes dentro do Movimento HipHop,
a partir do número de vendas de discos, repercussão na sociedade, número de
visualizações on-line. As bases
teóricas representadas por Pêcheux (1997; 2010; 2011; 2014; 2015), Orlandi
(1999; 2012a; 2012b; 2015; 2016), Coracini (2001; 2010; 2015), Indursky (2013;
2015), Pfeiffer (1995; 2000), Ferreira (2009), Laggazi (2006; 2015a; 2015b;
2015c) e Bolognini (2015) também nos permitem delinear gestos analíticos, que,
neste trabalho, são intitulados como “análise prévia à leitura” - entre teoria
e prática de análise, as capas dos álbuns passam a compor, posteriormente, as
práticas de leitura. Por fim, salientamos que a perspectiva discursiva nos
permite trabalhar dando escuta a sentidos possíveis e abrindo a sala de aula
para problematizar as tensões de sentidos. As propostas de leitura ao abarcar as
noções de: equívoco, formação discursiva, memória, paráfrase e polissemia e
identidade por meio das capas, não pretendem ser receitas, a ser reproduzidas
em qualquer contexto de aula, mas um incentivo ao trabalho com a AD e com o rap em sala de aula de Língua
Portuguesa. . .
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