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RESUMO

 

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DISCURSO E ENSINO: CAPAS DE DISCO DE RAP EM PROPOSTAS DE LEITURA

Bruna Caires Delgado

brunacdelgado@gmail.com

 

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar propostas de práticas de leitura discursiva passíveis de serem implementadas em um nono ano do Ensino Fundamental. A Análise de Discurso de linha francesa é tomada nesta dissertação teoricamente ao mesmo tempo em que ilumina os gestos analíticos, no sentido de pensar a leitura como prática de linguagem. A justificativa pela proposta discursiva se pauta no fato de que acreditamos que as aulas de leitura de Língua Portuguesa podem ser espaços de efetivação da autoria. Também, acreditamos que a escola seja um lugar para uma “cultura no plural”, que as aulas de Língua Portuguesa podem se aproximar – em termos de conteúdo – da realidade dos alunos. Para tanto, propomos atividades que trazem textualizações advindas do Movimento Hip-Hop. Capas de discos de rap nacional, dos anos 80 aos anos 2010, formam o corpus desta dissertação: Caixinha de Surpresa (1992) de Pepeu, Escolha o seu Caminho (1992) de Racionais MC’s, Rap é Compromisso (2000) de Sabotage, Cores e Valores (2014) de Racionais MC’s e Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa (2015) de Emicida. Tais capas e grupos/rappers formam o corpus desta pesquisa por serem consideradas expoentes dentro do Movimento HipHop, a partir do número de vendas de discos, repercussão na sociedade, número de visualizações on-line. As bases teóricas representadas por Pêcheux (1997; 2010; 2011; 2014; 2015), Orlandi (1999; 2012a; 2012b; 2015; 2016), Coracini (2001; 2010; 2015), Indursky (2013; 2015), Pfeiffer (1995; 2000), Ferreira (2009), Laggazi (2006; 2015a; 2015b; 2015c) e Bolognini (2015) também nos permitem delinear gestos analíticos, que, neste trabalho, são intitulados como “análise prévia à leitura” - entre teoria e prática de análise, as capas dos álbuns passam a compor, posteriormente, as práticas de leitura. Por fim, salientamos que a perspectiva discursiva nos permite trabalhar dando escuta a sentidos possíveis e abrindo a sala de aula para problematizar as tensões de sentidos. As propostas de leitura ao abarcar as noções de: equívoco, formação discursiva, memória, paráfrase e polissemia e identidade por meio das capas, não pretendem ser receitas, a ser reproduzidas em qualquer contexto de aula, mas um incentivo ao trabalho com a AD e com o rap em sala de aula de Língua Portuguesa.

 

PALAVRAS-CHAVE: Análise de Discurso; Leitura; Rap

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