|
RESUMO |
A ABORDAGEM DA LEITURA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini O tema deste trabalho é a leitura no Ensino Superior, com enfoque na análise da disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do curso de Letras, da Universidade Estadual de Maringá, mediante observação de teorias e práticas de leitura arroladas nos relatórios dos estágios supervisionados. A importância deste trabalho de pesquisa centra-se na investigação desses textos dos acadêmicos da referida disciplina. A partir de análises e reflexões, procuramos contribuir para que haja coerência entre teoria e prática de leitura no exercício da função pedagógica, inicialmente por meio dos acadêmicos/estagiários, futuros professores de Língua Portuguesa. Esta pesquisa se fundamenta no modelo qualitativo e quantitativo, delimitado ao universo dos alunos da disciplina e do curso referidos, priorizando-se a prática de leitura, tendo como abordagens teóricas a Psicolingüística e a Lingüística Aplicada. Constatamos que, apesar de haver um volume considerável de textos teóricos oferecidos pelo programa e pelos professores da disciplina, a sua utilização não é comprovada pelos acadêmicos, via relatórios, demonstrando um período de transição das concepções de leitura e de linguagem; apresentando a concepção interacionista na fundamentação teórica, o que não é comprovado na prática, pois são detectadas práticas tradicionais. Poucas são as manifestações explicitas dos acadêmicos em relação às estratégias de leitura utilizadas. Os resultados obtidos demonstram a incoerência entre a teoria trabalhada durante a disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa e as abordagens de leitura efetivadas nos estágios e expostas através dos relatórios. Assim, fica evidente a necessidade de mudanças para que haja maior coerência entre teoria e prática na disciplina analisada, especificamente nos relatórios observados. Palavras-chave: leitura; ensino superior, prática de ensino. |