DEFESAS

RESUMO

 

<<Dissertação completa não disponibilizada pela autora>>

 

O CONTEXTO E A CONTEXTO E A IDEOLOGIA NA PRODUÇÃO

 TEXTUAL DE CRIANÇAS PARTICIPANTES DO MST

 

Raquel Massinhan Bebici

raquelbebici@yahoo.com.br

Este trabalho tem como objetivo analisar como o contexto e a ideologia são resgatados em textos escritos por crianças  da Escola Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.  A produção textual desses alunos é vista como contribuição da prática escolar e parte do princípio de que há um conhecimento prévio – o fato histórico - e que,  por meio do trabalho com a linguagem, remete ao fazer histórico. Abordamos a produção textual quanto ao contexto social e histórico mais geral, no qual se realiza o processo interativo de sala de aula, nas questões pertinentes  à escrita. Em seguida descrevemos as particularidades mais específicas desse contexto, avaliando as condições de situacionalidade que são relevantes, tanto para entendermos o significado quanto aos objetivos das produções, através dos aspectos ideológicos, numa trama intertextual e polifônica. A ideologia, aqui, é considerada como caminho para explicar uma determinada realidade, ao mesmo tempo que procura direcionar regras e ações. Os traços ideológicos estudados nesta pesquisa são responsáveis pela sustentação da forma de pensar e agir de um grupo específico de pessoas que fazem parte do MST – Movimento dos Sem Terra. Movimento de caráter político, social e sindical que tem como objetivo resolver o problema de distribuição de terras improdutivas no território brasileiro, itens pertinentes à análise textual. Esperamos, dessa forma, contribuir com os estudos que tratam do ensino da produção textual, a partir da reflexão sobre textos produzidos num determinado contexto histórico-situacional.