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RESUMO

 

 

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O CÂNONE EM MOVIMENTO: UM ESTUDO DA LEITURA DE TEXTOS CANÔNICOS ADAPTADOS EM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Beatriz Pinheiro Arraes

neca.arraes@uol.com.br

 

Este estudo de caso propõe-se a examinar como os clássicos da literatura são trabalhados em uma escola de Ensino Fundamental, de modo a discutir a conceitualização de leitura canônica e os meios de circulação dessa leitura. Para tanto, foi efetuada a análise do material didático de uma escola da rede privada de Presidente Prudente, São Paulo, especificamente da área de Português da quarta série do Ensino Fundamental, verificando a abordagem dada aos textos canônicos assim como às atividades propostas. A releitura dessas obras é analisada considerando que elas trazem novas possibilidades de leitura. No que se refere à atividade tradutória, sempre houve controvérsias a respeito da proximidade entre o texto de partida e o de chegada, entre o que fora dito numa primeira língua e o que passou a ser dito em outra. Nesse sentido, as traduções e adaptações dos textos canônicos são entendidas como ressignificações, como um processo complexo e dinâmico que atualiza um discurso permanente. Dessa forma, foram averiguados os tipos de práticas e vivências literárias ofertadas aos alunos e como colaboram na formação de diferentes discursos que se materializam no cotidiano, na linguagem, na cultura e no lugar em que ocupam. Partindo da premissa de que a mediação é fundamental para o desenvolvimento deste processo de leitura, foi observada a relação professor-texto. Mediante a análise do caderno de resumos dos alunos, verificou-se a abordagem dada em sala de aula e em que medida propiciou a produção de significados dos estudantes. Assim, coube no presente trabalho verificar como se dá a construção de um repertório acerca das produções literárias canônicas e a sua importância na formação do indivíduo em geral.

 

Palavras-chave: Formação do leitor; Cânone literário; Adaptações; Ensino.