DEFESAS
RESUMO

 
dissertação completa

A REVISTA "LEITURA: TEORIA E PRÁTICA" E A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

Ana Beatriz Tomasi Guimarães

wguimaraes@wnet.com.br

 
A Revista Leitura: Teoria e Prática é um veículo da ALB - Associação de Leitura do Brasil, voltado para a divulgação de estudos e pesquisas acadêmicas e que já está no mercado há mais de 20 anos. Consolidada como Revista especializada na área de leitura, a análise de suas publicações nos permite lançar uma reflexão sobre a freqüência de publicação de discussões acerca da literatura infantil e juvenil em suas páginas, ao longo de sua existência no mercado editorial. Por isso, tomamos a literatura infantil e juvenil, área de inegável importância dentro dos estudos literários e de suma importância para a formação do hábito da leitura, compactuando assim para a formação de leitores, como assunto central neste trabalho. Considerando que a Revista Leitura: Teoria e Prática é um veículo de difusão de conhecimentos, analisamos em que medida ela estimulou as discussões sobre o ensino de literatura infantil e juvenil nesses 20 anos de existência. Para isso, selecionamos 30 artigos que foram publicados na Revista em três momentos distintos: 1º momento: 1982 - 1986; 2º momento: 1990 - 1994; e o 3º momento: 1998 - 2002. Na busca de respostas para esta pesquisa utilizamos uma abordagem do tipo bibliográfica, valendo-nos dos teóricos e divulgadores da Literatura e da Sociologia da Leitura como, Antonio Candido, Arnold Hauser, Dieter Wellershoff, José Luis Ceccantini, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Robert Darnton, Terry Eagleton, Vera Aguiar, dentre outros. Os resultados encontrados evidenciam uma preocupação e uma motivação maior para a publicação do assunto na década de 80, influenciada pelo boom da literatura infantil e juvenil e pelo status que esta passa a ganhar dentro das instituições de ensino acadêmico. No entanto, é necessário dizer que, embora seja mais controlada, a Revista tem uma preocupação constante com a divulgação de estudos e lançamentos de obras teóricas sobre a literatura infanto-juvenil.