DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa

 não disponibilizada pela autora

 

 

A LÍNGUA PORTUGUESA COMO VEÍCULO DE ENSINO/APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Sílvia Helena M. F. de M. Basílio

Este trabalho analisa o uso da linguagem, mais especificamente o da língua portuguesa, em ambiente de ensino/aprendizado da Geografia, a fim de verificar como se dá o vínculo entre esta e a disciplina de Língua Portuguesa. 
Justificamos nosso interesse por essa área da pesquisa, de natureza interdisciplinar, por ser a língua materna um veículo que permeia todos os outros saberes do ensino escolar. 
Dentro desse contexto, nossos objetivos específicos de pesquisa são: fazer uma descrição e reflexão sobre as formas de manifestação da língua portuguesa nas aulas de Geografia, tomando como referência de análise a perspectiva de uso da língua do professor, dos alunos e a inter-relação entre elas.
Para tanto, tomamos, como princípio metodológico, o estudo de caso (Yin), com suporte na pesquisa descritiva (Gil), que leva em consideração dados coletados através de: conversas com o professor de Geografia e seus alunos, observação de aulas e registros, visitas a ambientes externos, exemplos de produção textual dos alunos, entre outros.
Nosso suporte teórico é, portanto, embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e de Geografia, e autores que discutem: os rituais de interação face-à-face (Goffman), a língua falada (Marcuschi), a língua escrita (Mattoso Câmara), a leitura (Kleiman),a interdisciplinaridade (Lück), e a relação professor-aluno (Morales) dentro da sala de aula, para citar os principais.
Como resultado dessa análise, verificamos que nem professor, nem aluno se dão conta da importância da língua portuguesa como meio de expressão, e que a postura do professor, bem como seus pressupostos diante do uso da linguagem têm reflexos sobre a produção dos alunos.  

Palavras-chave: Língua Portuguesa, interdisciplinaridade, Geografia.