dissertação completa
AS INFLUÊNCIAS DE TEXTOS DA MÍDIA ESCRITA NAS REDAÇÕES DE VESTIBULAR
Ruth Ceccon Barreiros
A partir de teorias propostas por Schmidt (1978), Beaugrande & Dressler (1988), Charolles (1997), Fávero e Koch (1998), Koch e Travaglia (1999), Val (1999), dentre outros, esta pesquisa analisa a construção da informatividade, bem como a origem das informações em redações do Vestibular de Verão/2001 da Universidade Estadual de Maringá-UEM, como parte do projeto de pesquisa Redações em língua materna: abordagens de avaliação (UEM), coordenado pelos professores Drs. Zanini e Mengassi.
O referencial teórico está ancorado na Lingüística Textual e versa sobre o processo de produção textual escrita, abordando as concepções de texto e os fatores de textualidade inerentes a sua composição, como a coesão e a coerência, com ênfase no fator informatividade, nas redações de vestibular e outros fatores, também, relevantes como a intencionalidade, situcionalidade, aceitabilidade e intertextualidade. Esse último possui estreita ligação com as origens das informações veiculadas naqueles textos.
Com base nesses princípios, a investigação revela que 100% das redações analisadas classificam-se como sendo de primeira e segunda ordem de informatividade de acordo com a teoria proposta por Beaugrande e Dressler (1988). Esse resultado advém das dificuldades demonstradas pelos alunos/candidatos, nas redações, em articularem as informações em nível de estrutura lingüística com vistas à coesão e à coerência.
Quanto às origens das informações, os resultados mostram que 71% das informações encontradas são similares às veiculadas em revistas e periódicos de maior circulação. São, portanto, originárias da mídia escrita, em conseqüência de leituras prévias realizadas pelos alunos/candidatos, em preparação para o Concurso Vestibular. Por tratar-se de um tema ligado ao ensino da Língua Portuguesa, acreditamos que o contato com essas informações ocorreu em sala de aula.
Os resultados apurados relativos a informatividade revelam que ainda há muito a fazer em relação ao ensino da produção textual no Ensino Médio. Para que a aprendizagem ideal seja alcançada, é preciso a manutenção do diálogo entre pesquisadores e sistema de ensino.
Palavras-chave:
redações, vestibular, informações, mídia escrita.