dissertação completa
A LITERATURA NA ESCOLA: DA PRODUÇÃO À RECEPÇÃO
Rosimeiri Darc Cardoso de Avelar
A crescente preocupação com a formação de leitores tem contribuído para movimentar escritores, editoras, órgãos públicos e professores. Se a questão é formar o leitor, a escola e a família são as instituições às quais se tem outorgado esta tarefa. Entretanto, existem, entre o momento da produção de uma obra literária e a recepção pelo aluno/leitor, outros segmentos que participam nesse processo e que são, muitas vezes, desconsiderados. O que se tem feito é atribuir à escola, mais precisamente ao trabalho do professor em sala de aula, a responsabilidade por essa questão.
Em vista disso, esta pesquisa procurou detectar os fatores que influenciam o trabalho literário em contexto escolar, 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, observando as mediações que se realizam desde a instância de produção até a recepção deste texto pelo aluno em sala de aula. Para isso, foram colhidas entrevistas de autores que escrevem para esse público; selecionados materiais de editoras; visitadas livrarias, escolas e bibliotecas escolares. Nas livrarias, foram realizadas entrevistas com funcionários responsáveis pelo setor de livros infantis e juvenis; nas escolas, professores foram entrevistados e alunos responderam a questionários, instrumentos que buscavam dados para a compreensão do processo de formação do leitor. A análise do material recolhido fundamentou-se na Sociologia da Leitura, teoria que entende a literatura como um ato de comunicação e a leitura como processo de interação entre obra e leitor.
O estudo das questões levantadas revelou que as mediações existentes nesse percurso sofrem interrupções em alguns momentos. As editoras têm uma forte participação e visam alcançar diretamente o professor, para que este atinja o aluno, promovendo um desvio das livrarias e bibliotecas. Também foi possível observar que há uma distância muito grande entre aquele que cria a obra literária e o que lê e que, mesmo as editoras ou escolas, não são promotoras de eventos para aproximar esses extremos. Na escola, os professores trabalham de formas diversas o texto literário não sendo possível identificar uma metodologia específica, o que contribui para que a sua mediação seja aceita de modo impositivo. As bibliotecas escolares ficam à margem desse processo, preocupando-se apenas com a busca de informação. Por outro lado, os próprios alunos apresentaram-se como fortes mediadores, pois indicam e aceitam indicações de seus companheiros de escola.
Palavras-chave:
Ensino de literatura, Mediação, Leitura.