DEFESAS
RESUMO

 

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SHAKESPEARE E SEU LUGAR NO TEATRO DE GRUPO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: ‘SUA INCELENÇA, RICARDO III’ DOS CLOWNS DE SHAKESPEARE

 

Angélica Tomiello

angelica.tomiello@gmail.com

 

RESUMO

O objetivo principal dessa pesquisa é traçar, em um primeiro momento, um panorama conciso sobre a presença de Shakespeare no Brasil para, em seguida, investigar a trajetória dos textos de Shakespeare no teatro de grupo brasileiro. No século XIX, as traduções adocicadas de Ducis contribuíram para a concepção de Shakespeare enquanto melodrama. A partir da modernização do teatro brasileiro, com o trabalho dos grupos de teatro amador, essa perspectiva foi se alterando, buscando maior liberdade para com o texto, nacionalizando as peças shakespearianas. As apropriações feitas pelos grupos de teatro brasileiros buscaram e ainda buscam articular um Shakespeare desvinculado da tradição que o trabalha como um clássico universal, intocável. Nesse sentido, com inovações no campo da linguagem, do figurino, da prosódia, da cenografia e da relação com o público, pensando no bardo em território nacional, a perspectiva se altera como é possível perceber no trabalho realizado pelo grupo de teatro nordestino Clowns de Shakespeare e por inúmeros outros grupos, como o Galpão com a encenação de Romeu e Julieta. Com a encenação de Sua Incelença, Ricardo III no ano de 2010, o grupo potiguar imprimiu um caráter popular brasileiro à obra shakespeariana, problematizando e distanciando-se da abordagem de textos canônicos. Trazendo consigo problemáticas relacionadas ao trânsito intercultural de apropriação de um texto canônico inglês, questões teóricas acerca de adaptações, apropriações são suscitadas e serão trabalhadas de acordo com uma teoria materialista de encenação, considerando as particularidades do texto e da encenação como significantes em seus contextos de produção. Assim, configura-se como um dos objetivos principais da pesquisa buscar a articulação entre tendências brasileiras e a apropriação do texto shakespeariano, considerando as particularidades contextuais de formação do teatro no Brasil.

Palavras-chave: Shakespeare; Apropriação Intercultural; Teatro Brasileiro.

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