|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
SHAKESPEARE E SEU LUGAR NO TEATRO DE GRUPO CONTEMPORÂNEO
BRASILEIRO: ‘SUA INCELENÇA, RICARDO III’
DOS CLOWNS DE SHAKESPEARE Angélica
Tomiello angelica.tomiello@gmail.com RESUMO O
objetivo principal dessa pesquisa é traçar, em um primeiro momento, um panorama
conciso sobre a presença de Shakespeare no Brasil para, em seguida, investigar
a trajetória dos textos de Shakespeare no teatro de grupo brasileiro. No século
XIX, as traduções adocicadas de Ducis contribuíram para a concepção de
Shakespeare enquanto melodrama. A partir da modernização do teatro brasileiro,
com o trabalho dos grupos de teatro amador, essa perspectiva foi se alterando,
buscando maior liberdade para com o texto, nacionalizando as peças
shakespearianas. As apropriações feitas pelos grupos de teatro brasileiros
buscaram e ainda buscam articular um Shakespeare desvinculado da tradição que o
trabalha como um clássico universal, intocável. Nesse sentido, com inovações no
campo da linguagem, do figurino, da prosódia, da cenografia e da relação com o
público, pensando no bardo em território nacional, a perspectiva se altera como
é possível perceber no trabalho realizado pelo grupo de teatro nordestino
Clowns de Shakespeare e por inúmeros outros grupos, como o Galpão com a
encenação de Romeu e Julieta. Com a
encenação de Sua Incelença, Ricardo III no
ano de 2010, o grupo potiguar imprimiu um caráter popular brasileiro à obra
shakespeariana, problematizando e distanciando-se da abordagem de textos
canônicos. Trazendo consigo problemáticas relacionadas ao trânsito
intercultural de apropriação de um texto canônico inglês, questões teóricas
acerca de adaptações, apropriações são suscitadas e serão trabalhadas de acordo
com uma teoria materialista de encenação, considerando as particularidades do
texto e da encenação como significantes em seus contextos de produção. Assim,
configura-se como um dos objetivos principais da pesquisa buscar a articulação
entre tendências brasileiras e a apropriação do texto shakespeariano,
considerando as particularidades contextuais de formação do teatro no Brasil. Palavras-chave:
Shakespeare; Apropriação Intercultural; Teatro Brasileiro. . .
|