A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NO PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF: DISCURSO EMERGENTE OU DE MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIAL?

Angela Ribeiro Vidal Cypriano Ramos

angela.cypriano@gmail.com

Essa dissertação tem como tema a discriminação da mulher em um contexto sócio-histórico que preconiza espaços tradicionais de atuação da mulher. Sendo assim, esse estudo pauta-se em um problema social relevante de nossa sociedade que já não configura-se por um único modelo social de atuação feminina apesar de carregar traços característicos de uma cultura patriarcal. É esse problema que motiva este estudo, e tem como objeto de análise uma mulher em um espaço público de poder – a Presidência da República. Ao buscar um arcabouço teórico-metodológico que atendesse a um viés sócio-discursivo, encontramos na Análise Crítica do Discurso embasamento para a discussão de uma interação dialógica entre linguagem e sociedade. Essa perspectiva teórica compreende que a linguagem constitui e é constituída pela linguagem, tendo como precursores Fairclough (2001, 2003) e Halliday (1994), no que tange à sistematização da gramática funcional, mais tarde ampliada por Fairclough. É desse viés metodológico que esse estudo objetiva analisar a representação de gênero social nos pronunciamentos de Dilma Rousseff, primeira presidenta do Brasil, a fim de verificar se contribuem para a inovação da ordem social vigente sobre a mulher em nossa sociedade. O corpus de análise constitui-se de quatro pronunciamentos realizados em homenagem ao Dia Internacional da Mulher ou Dia das Mães, no período que corresponde ao primeiro mandato da presidenta (2011 a 2014). A escolha desse corpus se deve principalmente pela necessidade de compreender de que forma esse discurso sobre a mulher, partindo de uma mulher nessa posição social de poder contribui para a transformação de nossa sociedade. Nesse percurso analítico, revelou-se que a presidenta utiliza estratégias discursivas, como a contradição e os modos de operação da ideologia, como propostos por van Dijk (2012) e Thompson (2002), a fim de inovar as práticas sociais operantes em uma sociedade discriminatória como a nossa, inclusive partindo de nossos próprios pares.

Palavras-chave: Mulher; Dilma Rousseff; Discurso político; Mudança social