|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
ADAPTAÇÕES BRASILEIRAS PARA A LITERATURA: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO DAS ADAPTAÇÕES PARA LEITURA INFANTOJUVENIL
ANGELA ENZ TEIXEIRA
RESUMO – As adaptações divulgadas nos catálogos de literatura infantil e juvenil de 2013 das editoras Ática, Moderna, Salamandra e Scipione constituem o tema desta pesquisa. Tais adaptações apresentam estruturas muito variadas, se comparadas a suas obras de partida, delineando a tese de que o conjunto de obras derivativas poderia ser racionalizado, a partir das estratégias envolvidas para o processo de adaptação, contrapondo os produtos novos com suas respectivas obras matrizes. O objetivo geral norteador do processo foi: desenvolver um modelo classificatório para as obras adaptadas para a leitura de escolares infantojuvenis, a partir do levantamento das estratégias envolvidas no processo adaptivo. Para alcançá-lo, os objetivos específicos foram: identificar os títulos que deram origem às obras adaptadas para o público infantojuvenil, nos catálogos das editoras nominadas, para traçar o panorama da produção das obras novas; descrever a forma e a estrutura das adaptações presentes nos catálogos, enfocando suporte, linguagem verbal, os procedimentos adaptativos empregados, o público-alvo e a ideologia subjacente; agrupar as adaptações provenientes de textos brasileiros, objetivando configurar as adaptações em classes. Metodologicamente, partimos de uma averiguação descritiva de todo o corpus derivativo de leitura de ficção presente nos catálogos mencionados; em seguida, analisamos as estruturas de 16 livros derivados de trabalhos brasileiros, a fim de exemplificar as classes configuradas. A abordagem foi predominantemente estrutural, com pesquisa quanti-qualitativa. O levantamento das estratégias utilizadas no processo de adaptação presente no corpus estudado resultou na criação das seguintes categorias: Adaptação Representativa e A.R. Intersemiótica; Adaptação Dialógica, subdividida em A.D. de Recontextualização, A.D. de Perspectiva, A.D. Intersemiótica, A.D. Intergenérica; Adaptação de Registro Documental, subdividida em A.R.D. Convencional, A.R.D. Multigenérica, A.R.D. Multimodal, A.R.D. de Compilação, A.R.D. com Recontextualização, A.R.D. por Combinação, A.R.D. com Amplificação. Palavras-chave: Adaptação literária infantojuvenil; Intertextualidade; Transtextualidade.
|