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RESUMO |
Escolher para outro ler: que fazer? O professor e a seleção de obras literárias para alunos de 8a série do ensino fundamental do município de Maringá/PR
Ângela Enz Teixeira
Desenvolvida com o apoio do CNPq–Brasil, esta dissertação apresenta uma pesquisa quanti-qualitativa, cujo propósito é refletir sobre os parâmetros utilizados por docentes para a seleção de livros literários indicados a turmas de 8a série. Para tanto, o corpus selecionado constitui-se de dois questionários e uma entrevista destinados a três docentes de Língua Portuguesa de escolas diferentes e um questionário dirigido a uma turma de cada um desses profissionais. A análise do corpus busca atender a quatro objetivos específicos, quais sejam: sistematizar os critérios docentes na seleção de livros literários para delinear a práxis para essa escolha; confrontar a preferência dos alunos em relação à seleção do professor, a fim de apontar sincronias/discrepâncias entre a predileção da turma e a indicação feita; levantar a existência de atividades de pós-leitura, descrevê-las e apreender seu efeito nos alunos, para averiguar a interferência na recepção e aceitação da obra; ponderar sobre os critérios de escolha do livro utilizados pelos mestres e sobre seus procedimentos para com o ensino da literatura, com o fim de constatar como a teoria reflete-se na prática. Mediante a análise, para a escolha das obras indicadas aos alunos, foi constatado que os professores enfocaram os conhecimentos e o tema das obras, sob o prisma da faixa etária da turma. As seleções baseadas nesses critérios resultaram em indicações de leituras condizentes à preferência literária dos jovens leitores, entretanto, nem sempre, garantiram a leitura integral do texto por um número significativo de alunos. Quanto à prática docente, esta se mostrou teoricamente fundamentada, no que tange à pedagogia, já que houve sintonia entre os livros selecionados para os alunos, as atividades propostas pelos docentes e seus objetivos para com a leitura. Da perspectiva literária, porém, explicitaram-se falhas relativas aos objetivos docentes a serem alcançados com a leitura. Logo, nem todas as atividades, guiadas pelos objetivos detectados, tinham o texto literário como foco, de modo que parte das atividades de pós-leitura contribuiu apenas de forma parcial para com o entendimento e/ou recepção do texto literário.
Palavras-chave:
Literatura infanto-juvenil; livro literário; leitura; mediador de
literatura; aluno-leitor. |