CITAÇÕES E SOBREASSEVERAÇÕES: O FUNCIONAMENTO DA RETOMADA DE FALAS EM NOTÍCIAS ONLINE

André William Alves de Assis

assis.awa@gmail.com

A definição do que pode/deve circular em campanhas eleitorais é uma necessidade tanto midiática quanto política: a mídia enfrenta questões impostas por seu público-leitor e é pressionada por limitações de espaços gráficos, e pela agilidade exigida na (re)produção dos acontecimentos; a política, ao operar um discurso de ideias e poder, por meio de seus atores, propõe, reivindica, denuncia, obedecendo sempre a uma lógica que produz efeitos de verdade. Nesse contexto, voltamos nosso olhar para a análise das notícias online baseadas em relatos de fala. Essas notícias mostram-se ricas em sobreasseverações, conceito que, de acordo com Maingueneau (2008a) implica o destaque feito pelo próprio locutor do texto-fonte, geralmente sob forma de pequenas frases, a propósito de síntese ou generalização. Não raro, no funcionamento midiático, o lugar de sobreasseverador é imputado a um locutor que não efetuou aquele destaque no texto-fonte. Mais comum, ainda, é o enunciado sobreasseverado no texto-fonte ser submetido a alterações de diversas ordens. Com o objetivo de identificar casos em que uma sobreasseveração é atribuída, à revelia, a um locutor, e categorizar as manobras discursivas visíveis nas sobreasseverações, analisamos a forma como são relatados os debates político-televisivos da Rede Bandeirantes e da Rede Globo, do segundo turno das eleições de 2010, em sete veículos online: Carta Capital, Correio Braziliense, Band, Época, Uol, Veja e Terra. Metodologicamente, em um primeiro momento, gravamos e transcrevemos as falas dos debates. Em seguida, confrontamos essas transcrições com as notícias online, tabulamos as sobreasseverações e efetuamos nossa análise, com base na proposta teórica de Maingueneau (2008a). O referencial teórico em que nos ancoramos envolve, além de Maingueneau (2008a), Krieg-Planque (2011a), e estudiosos do Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (FEsTA), entre outros que pesquisam conceitos fundamentais para análise do funcionamento discursivo/midiático das notícias online. Nossos resultados indicam a existência de dois tipos de manobras discursivas propiciadas pela construção da notícia online: o primeiro se evidencia em um processo de síntese; o segundo implica diversos graus de alteração na (re)produção de sentidos. Concluímos que as manobras que incidem sobre a construção das notícias online implicam a modificação de contextos/frases/pessoas gramaticais, fazendo com que os destaques movimentem, silenciem, incluam, invertam sentidos que recenografam os debates político-televisivos.

Palavras-chave: sobreasseveração; citação; destacamento; debate político; notícia online; manobras discursivas.