|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
POESIA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (2008 - 2012) SAMPAIO, Ana Paula de Almeida Santos anna_almeyda@hotmail.com
RESUMO: Este trabalho objetivou realizar um estudo da poesia infantojuvenil brasileira contemporânea produzida entre os anos de 2008 a 2012, voltada ao público mirim, com o intuito de identificar características tais como a temática, a estrutura formal, ilustrações, além de tornar conhecidos seus autores e ilustradores. Para alcançar tal objetivo, este trabalho parte de uma revisão teórica da poesia enquanto gênero e da história da literatura infantojuvenil, buscando os traços estéticos do corpus analisado. Como base teórica, foram utilizados autores como Cara (1985), Culler (1999), Soares (2007), Stalloni (2003), entre outros para discorrer sobre o gênero lírico e as autoras Coelho (2002), Zilberman (2011) e Lajolo (2011) para as considerações sobre poesia infantojuvenil. Para a efetivação do trabalho, foram selecionadas vinte obras, a partir de catálogos de editoras que editam poesia infantojuvenil, observando o critério do ineditismo. A análise das obras abarcou os seguintes aspectos: a materialidade, que compreende todos os elementos materiais de elaboração do objeto livro, a estrutura formal dos poemas, a temática e as ilustrações. Os resultados demonstraram que a poesia infantojuvenil contemporânea é uma poesia verbo-visual, uma combinação entre o texto e a imagem. A maioria das ilustrações não é meramente um adorno para o texto, mas corrobora a significação do mesmo. As temáticas são diversas: amor, cotidiano, busca da identidade, desilusão, família, enfim, temas que se relacionam diretamente ao universo de adolescentes e jovens, evidenciando que se trata de uma produção especializada, já que tem como foco um público específico; a estrutura formal aponta uma liberdade de criação a partir da disposição gráfica, os versos livres, mas sem eliminar alguns elementos dos modelos clássicos. Os ilustradores e autores são, em sua maioria jovens, da região sul e sudeste do Brasil e do sexo masculino; muitos ainda não consagrados pelo seu envolvimento com a literatura, conciliando a carreira de escritor e ilustrador com a profissão de jornalista, professor universitário, músico entre outras. A materialidade associada ao conjunto verbal ajuda a compor um objeto artístico único, já que se apresenta de forma criativa, bem humorada e envolvente, contribuindo para a construção do gênero e sua constituição enquanto objeto estético. Ao avaliar a poesia infantojuvenil contemporânea, a pesquisa permitiu a valorização na cena acadêmica e, portanto, dentro do circuito letrado, dos poetas, ilustradores e da poesia contemporânea que, valendo-se de temas específicos do mundo juvenil, com maestria e qualidade estética, podem em muito contribuir para a formação de leitores se forem conhecidos pelos mediadores de leitura e chegarem até os leitores mirins. Palavras-chave: Literatura infantojuvenil; Poesia infantojuvenil contemporânea; Poesia verbo-visual.
|