DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

 

POESIA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (2008 - 2012)

SAMPAIO, Ana Paula de Almeida Santos

anna_almeyda@hotmail.com

 

 

RESUMO: Este trabalho objetivou realizar um estudo da poesia infantojuvenil brasileira contemporânea produzida entre os anos de 2008 a 2012, voltada ao público mirim, com o intuito de identificar características tais como a temática, a estrutura formal, ilustrações, além de tornar conhecidos seus autores e ilustradores. Para alcançar tal objetivo, este trabalho parte de uma revisão teórica da poesia enquanto gênero e da história da literatura infantojuvenil, buscando os traços estéticos do corpus analisadoComo base teórica, foram utilizados autores como Cara (1985), Culler (1999), Soares (2007), Stalloni (2003), entre outros para discorrer sobre o gênero lírico e as autoras Coelho (2002), Zilberman (2011) e Lajolo (2011) para as considerações sobre poesia infantojuvenil. Para a efetivação do trabalho, foram selecionadas vinte obras, a partir de catálogos de editoras que editam poesia infantojuvenil, observando o critério do ineditismo. A análise das obras abarcou os seguintes aspectos: a materialidade, que compreende todos os elementos materiais de elaboração do objeto livro, a estrutura formal dos poemas, a temática e as ilustrações. Os resultados demonstraram que a poesia infantojuvenil contemporânea é uma poesia verbo-visual, uma combinação entre o texto e a imagem. A maioria das ilustrações não é meramente um adorno para o texto, mas corrobora a significação do mesmo. As temáticas são diversas: amor, cotidiano, busca da identidade, desilusão, família, enfim, temas que se relacionam diretamente ao universo de adolescentes e jovens, evidenciando que se trata de uma produção especializada, já que tem como foco um público específico; a estrutura formal aponta uma liberdade de criação a partir da disposição gráfica, os versos livres, mas sem eliminar alguns elementos dos modelos clássicos. Os ilustradores e autores são, em sua maioria jovens, da região sul e sudeste do Brasil e do sexo masculino; muitos ainda não consagrados pelo seu envolvimento com a literatura, conciliando a carreira de escritor e ilustrador com a profissão de jornalista, professor universitário, músico entre outras. A materialidade associada ao conjunto verbal ajuda a compor um objeto artístico único, já que se apresenta de forma criativa, bem humorada e envolvente, contribuindo para a construção do gênero e sua constituição enquanto objeto estético. Ao avaliar a poesia infantojuvenil contemporânea, a pesquisa permitiu a valorização na cena acadêmica e, portanto, dentro do circuito letrado, dos poetas, ilustradores e da poesia contemporânea que, valendo-se de temas específicos do mundo juvenil, com maestria e qualidade estética, podem em muito contribuir para a formação de leitores se forem conhecidos pelos mediadores de leitura e chegarem até os leitores mirins.

Palavras-chave: Literatura infantojuvenil; Poesia infantojuvenil contemporânea; Poesia verbo-visual.