O GÊNERO NOTÍCIA NO ENSINO MÉDIO: DO MODELO AUTÔNOMO AO  MODELO IDEOLÓGICO DE LETRAMENTO

Ana Maria da Silva

sabino.ana@hotmail.com

O conceito de letramento em que este trabalho se apóia é o de Kleiman (2006), que o entende como a habilidade de lidar com o sistema de escrita, seja para leitura ou produção textual, de forma proficiente. Fundamentada em Street (1984), a autora apresenta dois modelos diferentes de letramento: o autônomo e o ideológico. O primeiro, supostamente prejudicial ao aluno, é classificado como artificial, descontextualizado e distante da realidade. O segundo, ideológico, acontece em situações de uso natural da escrita. Contudo, pretendemos , neste trabalho, comprovar que a aplicação dos instrumentos e o cruzamento dos resultados deste trabalho comprovam que uma articulação entre esses dois modelos é possível e desejável. Dessa forma, esta pesquisa-ação buscou propiciar o letramento midiático de alunos concluintes do Ensino Médio, focalizando especificamente o gênero notícia. Sua relevância se deve ao fato de que a recepção de textos jornalísticos, ocorrida desde cedo no lar, raramente é acompanhada de reflexões sobre suas condições de produção e os objetivos do autor. O estudo respaldou-se, além disso, nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2010), Bronckart (2003), Schneuwly (2000), Kleiman (2009) e em pesquisas sobre letramento, na perspectiva sociointeracionista, abordando o estudo da construção composicional, do estilo e do conteúdo temático do gênero, e as capacidades de linguagem que aí se evidenciam. Dentro da teoria escolhida, considera-se, de acordo com Schneuwly (2000): um sujeito (aluno do terceiro ano do Ensino Médio), um objeto sobre o qual se age (gênero notícia) e os instrumentos mediadores úteis para o alcance da apropriação desejada (atividades/ferramentas de ensino). Para atingir o objetivo geral, foi necessário diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos em relação ao gênero notícia; propor ferramentas capazes de auxiliar o processo de apropriação do gênero; avaliar continuamente todas as fases desse processo de letramento. Os resultados alcançados demonstram que a apropriação das condições de produção de um gênero textual, no caso, a notícia, propiciada de maneira autônoma na escola não se choca com o letramento ideológico, mas complementa-o, contribuindo com a formação de cidadãos letrados e críticos. O trabalho propõe, dessa forma, complementaridade, em lugar de exclusão, articulação em lugar de divisão.

Palavras-chave: interacionismo sócio-discursivo; letramento; ensino de gênero