DEFESAS
RESUMO

 
dissertação completa

AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA

Ana Maria Silveira Vital Gomes

Esta pesquisa estuda a avaliação como uma etapa do ensino-aprendizagem de produção de textos em língua materna. O objetivo é verificar se, ao estabelecermos critérios de avaliação e apresentá-los aos alunos, estamos colaborando para a melhoria de sua produção textual. Para tanto, desenvolvemos um projeto para as aulas de produção textual que passa pela discussão do tema, produção, correção, elaboração de critérios de avaliação, reescrita e avaliação. Os resultados demonstram que o aluno procura fazer um texto mais elaborado, quando tem conhecimento dos critérios e é encaminhado para refazer, adequadamente, o que o professor considera relevante no momento de avaliar. Além disso, mostra que a avaliação não tem um fim em si mesma, uma vez que oferece ao professor os objetivos e conteúdos que devem ser trabalhados nas aulas subseqüentes e possibilita uma relação de parceria entre professor e aluno.

Palavras-chave: produção de texto, correção, reescrita, avaliação.